Resultados do “EcoViamão contra a fome” são apresentados à comunidade em evento no Campus Viamão

Na tarde de 2 de agosto, foi realizada a atividade de prestação de contas do projeto “EcoViamão Contra a Fome: Promoção Sustentável de Cozinhas Populares, Agricultura Urbana, Hortas Escolares e Compostagem Coletiva”. O evento ocorreu às 14h, no Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), e contou com a presença de autoridades, representantes de escolas locais e de organizações comunitárias e membros da comunidade acadêmica.

Participaram do evento a diretora-geral do Campus Viamão do IFRS, Maíra Vieira; o criador e coordenador do Programa EcoViamão de 2016 a 2024, Claudio Fioreze; o superintendente executivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e ex-diretor do campus, Alexandre Vidor; e a deputada federal Fernanda Melchionna. Estiveram presentes representantes de escolas locais e membros de várias organizações comunitárias, como a Casa da Sopa de Viamão e a Associação Cultural do Assentamento Filhos de Sepé. Técnicos, docentes, alunos, egressos, além de bolsistas e ex-bolsistas do EcoViamão, também marcaram presença. A condução do evento ficou a cargo do atual coordenador do EcoViamão, Alexsander Lemos.

Durante a atividade, foi enfatizada a relevância da extensão dentro dos Institutos Federais e a integração fundamental de programas como o EcoViamão às agendas de pesquisa e ensino do IFRS. Destacou-se a importância da interação entre o campus e a comunidade, o que tem sido fundamental para o êxito do programa, que se consolidou como uma referência em agroecologia e segurança alimentar. Um dos resultados destacados foi a criação de hortas comunitárias e escolares, que não apenas contribuem para a segurança alimentar, mas também promovem a educação ambiental.

Os bolsistas dos projetos vinculados ao EcoViamão compartilharam suas experiências e aprendizados, ressaltando como a participação influenciou suas trajetórias acadêmicas e pessoais. Eles relataram como as atividades desenvolvidas permitiram a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido, além de promover um forte vínculo com a comunidade local. Os depoimentos trouxeram à tona a importância de programas como o EcoViamão na formação de profissionais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade e a justiça social, reforçando o valor da extensão para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Os desafios e os avanços do projeto ao longo dos anos também foram debatidos, com ênfase na necessidade de manter a parceria entre a comunidade e o campus para a continuidade das iniciativas. Ressaltou-se a importância de que os processos formativos do IFRS incorporem o conhecimento gerado por essas práticas, integrando a agroecologia ao currículo acadêmico e às atividades de pesquisa. O evento foi concluído com agradecimentos aos bolsistas, voluntários e parceiros que contribuíram e contribuem para a realização do EcoViamão.

Conheça o programa: ifrs.edu.br/viamao/ecoviamao