Início do conteúdo

Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo, 26 de outubro


A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) ocorre neste domingo, 26 de outubro, e será aplicada em todo o país.  A iniciativa é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e marca um novo momento na formação e valorização de professores no Brasil.

O exame é destinado a docentes formados e a estudantes de licenciatura em fase de conclusão, com o objetivo de oferecer uma base nacional de referência para subsidiar estados e municípios na seleção de professores, priorizando a qualidade da educação básica.

No IFRS, 203 estudantes concluintes estão inscritos para a avaliação. Participam alunos dos cursos de:

– Ciências Biológicas (campi Sertão e Vacaria);
– Física (Campus Bento Gonçalves);
– Letras – Língua Portuguesa (Campus Bento Gonçalves);
– Letras – Português e Inglês (campi Feliz e Osório);
– Letras – Português e Espanhol (Campus Restinga);
– Matemática (campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório);
– Pedagogia (campi Alvorada, Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria);
– Química (Campus Feliz).

📝📝 Sobre a prova

A PND terá 80 questões objetivas e uma questão discursiva, divididas em duas partes: formação geral docente (30 questões e uma discursiva) e componente específico (50 questões relacionadas à área de formação). A duração total será de 5h30.

📌 A prova será aplicada no período da tarde, com os seguintes horários:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término: 19h

Os participantes devem comparecer ao local munidos de documento oficial com foto, caneta esferográfica preta de corpo transparente e, preferencialmente, o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema PND. O documento informa o local de prova, horários e possíveis atendimentos especializados ou por nome social.

A Prova Nacional Docente integra o programa “Mais Professores para o Brasil”, que reúne ações voltadas ao reconhecimento e à qualificação do magistério, além de incentivar a carreira docente. O exame, aplicado anualmente pelo MEC e Inep, poderá ser utilizado por estados e municípios que adotarem o resultado como critério em concursos e processos seletivos para professores da educação básica.

 

 

 

Fim do conteúdo