Projeto do Campus Viamão irá produzir e distribuir sabão e informações de prevenção ao coronavírus

O projeto Sabão Legal, aprovado no Edital IFRS Nº 23/2020, é uma iniciativa para enfrentar o coronavírus, através da produção e distribuição de sabão ecológico, aliando prevenção à saúde, preservação ambiental, aprimoramento e aprendizado de saberes populares e técnicos com economia solidária.

Para o coordenador do projeto, professor do Campus Viamão, Sérgio Kapron, o Sabão Legal é uma iniciativa da comunidade que busca promover parceria, cooperação e solidariedade. “Ao testarmos técnicas de produção de sabão, valorizamos e aprimoramos os saberes populares com conhecimentos da química, de preservação ambiental, autoprodução e geração de renda, práticas de gestão e economia solidária, propiciando orientações e condições para que as pessoas de baixa renda possam se proteger do vírus”.

A ideia do projeto chegou ao campus através da estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Daniela Dias. “A ideia surgiu já que o uso de sabão nas práticas de higiene é uma ação importante para o combate ao coronavírus. E através da produção de sabão com o óleo de cozinha que iria para o ralo, estaremos ajudando na preservação ambiental em função do reaproveitamento de resíduos”.

É possível produzir sabão em casa, com custo baixo e reciclando o óleo que sobra de frituras da cozinha. O óleo usado não deve ser jogado no chão nem no esgoto. Ele polui e contamina o solo e as águas que formam nascentes, lagos e riachos. A ideia é guardar este óleo e produzir o próprio sabão. Ou então entregar para a rede que coleta e dará o destino certo.

Entre os objetivos, estão:
• Produzir e distribuir sabão e informações de prevenção à Covid-19 nas comunidades em vulnerabilidade social de Viamão;
• Constituir uma rede de cooperação “Parceiros Sabão Legal” para conscientização, separação, coleta, reciclagem e destino correto de resíduos do óleo de cozinha, evitando contaminação do solo e das águas e obtenção de outros insumos para o projeto;
• Experimentar, aprimorar e difundir técnicas de produção de sabão ecológico a partir dos saberes populares e de conhecimentos técnicos da química;
• Estimular e difundir a autoprodução de sabão ecológico como forma de geração de renda e preservação ambiental;
• Propiciar vivências, ensino e aprendizados integrados de temas da ecologia, da química, da saúde da gestão, de redes, custos, economia, cooperação, entre outros.

Na etapa atual, o papel do IFRS no projeto, está em realizar apoio técnico no aprimoramento das receitas de Sabão, na compra e fornecimento de insumos, na produção de materiais de divulgação e sensibilização da comunidade, no apoio técnico na gestão de estoques, custos, comunicação e na gestão das ações.

Equipe executora do projeto no IFRS – Campus Viamão:

• Coordenador: Sérgio Kapron
  • Colaboradores: Ariela Milbrath Cardoso, Claudio Fioreze, Sílvia Regina Grando, Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração (NIPA)/ IFRS – Viamão Contribui e setor de Comunicação. Estudantes do Campus Viamão: Daniela Oliveira Dias, Thais Cristine Ranzi e Manuela Fontoura Morschbacher. Estudante da Escola Municipal de Ensino Médio Farroupilha: Júlia Dias Iochims.

Parceiros: Escola Municipal de Ensino Médio Farroupilha, Círculo de Pais e Mestres da Escola EEM Farroupilha, Associação Comunitária Vila Querência (Ascoque), ECOPONTO, Cooperat. Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir) e Associação dos Recicladores de Viamão.