Início do conteúdo

2024


Nome do projeto: IFRS Contribui – 5° ano

  • Coordenadora: Priscila Esteves
  • Resumo: O objetivo do projeto é auxiliar pequenos empreendedores, cooperativas e demais vocações sociais e produtivas locais de Viamão e região através de reuniões com equipes compostas por servidores e alunos. O IFRS Contribui também compartilha dicas, sugestões e melhores práticas relacionadas à área de gestão, através de postagens em forma de cards, textos, cartilhas, vídeos, podcasts, buscando atingir a comunidade local.

 

Nome do projeto: Girl Power: pesquise como uma menina

  • Coordenadora: Andréia Ambrósio Accordi
  • Resumo: O projeto “Girl Power: pesquise como uma menina” visa promover a igualdade de gênero e incentivar a participação ativa das meninas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Historicamente, as mulheres têm sido sub-representadas nessas áreas, apesar das contribuições significativas de cientistas mulheres ao longo da história. O objetivo geral é empoderar as meninas, inspirando-as a se tornarem líderes nas áreas de ciência e tecnologia, promovendo um ambiente inclusivo e diversificado nas ciências, impulsionando a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável. Para atingir esse objetivo, o projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e o Design Thinking. A ABP capacita as meninas a explorarem seu potencial em campos STEM, incentivando-as a conduzir pesquisas e projetos relacionados à ciência, desenvolvendo habilidades críticas como resolução de problemas, pensamento criativo e empatia. O Design Thinking permite que as meninas desenvolvam empatia e pensem de forma inovadora ao enfrentar desafios científicos, capacitando-as a serem agentes de mudança. O projeto contribui diretamente para o Objetivo 5 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que se concentra na Igualdade de Gênero, atuando nas metas 5.b e 5.c, que visam promover o empoderamento das mulheres e fortalecer políticas de igualdade de gênero. Implementado como um clube de ciências para alunas do ensino técnico Integrado ao Ensino Médio, o projeto busca promover o interesse e a participação das meninas nas áreas STEM, seguindo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza aplicada e descritiva, utilizando o Design Thinking como abordagem de pesquisa para resolver problemas de forma colaborativa e empática. A Abordagem Baseada em Projetos também é usada, envolvendo os alunos em tarefas interdisciplinares que promovem tomada de decisões e trabalho em equipe. A dimensão de extensão do projeto envolve uma parceria com a TecnoPuc, um Parque Científico-Tecnológico que abriga um ecossistema de inovação tecnológica e artística. As meninas participantes serão desafiadas a resolver problemas do ecossistema tecnológico da TecnoPuc, aplicando o Design Thinking e a ABP. O projeto segue um percurso metodológico em seis fases, adaptado de acordo com os objetivos específicos e utilizando as abordagens do Design Thinking e da ABP.

 

Nome do projeto: ObservaViamão: Comitê editorial para publicações e oficinas de produção de notas técnicas – 2024

  • Coordenador: Sergio Roberto Kapron
  • Resumo: Este projeto trata da continuidade e evolução do ObservaViamão – Observatório do Desenvolvimento Territorial de Viamão e Entorno – para o ano de 2024, a partir de seus acúmulos e experiências. O objetivo é aprofundar o processo de produção de Notas Técnicas – NTs – divulgando e oferecendo estímulo e formação para a comunidade interna e externo IFRS Campus Viamão ampliar a pesquisa, reflexão, sistematização e disseminação de conhecimentos sobre o seu entorno territorial. Objetivo será buscado através da manutenção do Comitê Editorial das NTs, aprimorando seus processos de promoção, análise e publicação. E através da realização de oficinas de formação da comunidade para a publicação de NTs. Estas, constituem um novo processo do ObservaViamão e visam estimular e ampliar capacidades da comunidade de formular problemas, investigar e melhor compreender as realidades, relações e dinâmicas que movem o território local. As oficinas visam compartilhar as experiências da produção de NTs, estimular olhares locais, sejam para a interpretação de dados já sistematizados, como para olhares ativos e relações com as comunidades, suas necessidades e realidades, e orientar a produção de Notas Técnicas a serem submetidas ao processo de publicação. Comunidades e organizações locais serão envolvidas para participarem das oficinas e para terem suas realidades sujeitas às pesquisas e produções. Como exemplo, a comunidade em torno da Coperav, produtores/as do assentamento Filhos de Sepé e do Instituto de Educação Josué de Castro constituem-se como parceiros prévios. Serão utilizados métodos e recursos de ensino, baseados na metodologia das NTs, em pesquisa bibliográfica e documental e em observação ativa e estímulo à
    vivências, para o reconhecimento, interpretação e sistematização das realidades locais e de dados secundários, e ainda para o processo de escrita. Assim, busca-se estimular pesquisas, escritas e disseminação de conhecimentos locais e ampliar a submissão e publicação de NTs no Observatório. Além de manter o ObservaViamão aberto a submissão, análise, publicação e divulgação de NTs. Como resultados, ainda, espera-se que tais estímulos transbordem o ObservaViamão, ampliando o protagonismo das comunidades, seu autoconhecimento, novos projetos de pesquisa e disseminação de conhecimentos locais como subsídio a um processo de ensino ativo e contextualizado na comunidade.

 

 

Última atualização em 02/08/2024

Fim do conteúdo