2023
Fomento às ações das Comunidades Quilombolas na cidade de Viamão (Quilombo Anastácia, Peixoto dos Botinha e Cantão das Lomba)
coordenação: MILENA SILVESTER QUADROS
O projeto visa promover diferentes vias de ações em Comunidades reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombo (Anastácia, Cantão das Lombas e Peixoto dos Botinhas). Partindo de um olhar sensível de modo a considerar as necessidades e as exigências destas famílias vinculadas ao passado escravista e que atualmente vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social, intenciona-se promover atividades que permitam a troca de saberes e experiências entre o Instituto Federal (Campus Viamão) e estas Comunidades. Planeja-se a realização de oficinas para a construção de roteiro de turismo rural das três comunidades, estímulo à reorganização coletiva da associação do quilombo Cantão das Lombas, troca de saberes sobre receituários caseiros para uso de plantas alimentícias e medicinais, produção de mudas, manejo do solo e compostagem, agroecologia e experiências em gestão de hortas comunitárias no quilombo Peixoto dos Botinhas. As ações serão desenvolvidas com base nas necessidades e demandas das comunidades. Em vista disto, o projeto sustenta uma metodologia aberta e fluída capaz de compor com as circunstâncias e eventualidades decorrentes da interação com as comunidades quilombolas ao longo de sua implementação. As ações realizadas no contexto deste projeto reúnem as demandas do diagnóstico realizado nestas comunidades nos anos de 2021 e 2022. Em linhas muito gerais, realizamos algumas considerações a respeito das especificidades de cada comunidade: Dentre as inúmeras necessidades, a Comunidade quilombola Anastácia demanda o apoio às ações de turismo rural na comunidade tendo em vista sua localização junto às margens do rio Gravataí na região que engloba a Área de Preservação Ambiental (APA) do Banhado Grande. Apesar do potencial, a comunidade encontra-se desassistida pelo poder público e reivindica atenção na construção e estímulo ao turismo rural na comunidade. Dentre as inúmeras necessidades, a Comunidade quilombola Cantão das Lombas (situada em uma área rural que atualmente encontra-se em litígio com fazendeiro lindeiro que vem dificultando o processo de regularização fundiária da comunidade) apresenta uma demanda por recomposição da coletividade gestora da comunidade. Além disso, em virtude da localização da comunidade, as famílias reivindicam apoio para o incremento dos sistemas de cultivo agroflorestal desenvolvido na comunidade. Dentre as inúmeras necessidades, a Comunidade quilombola Peixoto dos Botinha demanda o incentivo a construção de horta comunitária com o intuito de estimular o pertencimento das mulheres, jovens e anciãos na sede da associação quilombola, bem como desenvolver princípios de segurança alimentar e nutricional no contexto da comunidade.
Meu Campus!: Ação de extensão para divulgação do Campus Viamão do IFRS
Coordenação: IURY DE ALMEIDA ACCORDI
A divulgação do Campus Viamão entre as comunidades carentes que compõem o vasto território do município é um desafio a ser enfrentado. Nesse sentido, propõe-se estratégias de prospecção e busca ativa de potenciais alunos de ensino médio e superior para o Campus, desenvolvidas em ações de extensão que envolvam o diálogo com a sociedade e se articulem com o protagonismo discente e às políticas institucionais relacionadas ao tema. Nesse contexto, surge o projeto de extensão ‘Meu Campus!’, objetivando divulgar o Campus Viamão junto à comunidade externa, com foco especial em escolas com nono ano do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio na cidade de Viamão. As atividades serão realizadas de acordo com os objetivos específicos propostos: realizar visitas a turmas de 9ºs anos do E.F. e 3º anos do E.M. em escolas das redes públicas estadual e municipal de Viamão, de modo a divulgar a estrutura e os cursos oferecidos pelo Campus Viamão do IFRS; proporcionar visitas guiadas ao Campus Viamão a turmas de 9ºs anos do E.F. e 3º anos do E.M. de escolas das redes públicas estadual e municipal de Viamão, para apresentar a estrutura e os cursos oferecidos pelo Campus Viamão do IFRS; participar em eventos públicos, como feiras, desfiles, eventos esportivos e festas para divulgar o Campus Viamão e as oportunidades oferecidas por ele; e divulgar o processo seletivo do Campus Viamão do IFRS em locais considerados estratégicos, como prédios de instituições públicas, paradas de ônibus, ônibus de circulação municipal e intermunicipal.
Ludicidade indígena: resgate, prática e legado da memória ancestral lúdica dos mais velhos em uma comunidade indígena Guarani Mbyá de Viamão/RS
coordenação: ANDREIA MARIA AMBROSIO DE SOUZA ACCORDI
Objetiva-se desenvolver atividades visando o registro e a prática de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciados por indígenas mais velhos, da comunidade Guarani-Mbyá do Cantagalo, em suas infâncias e adolescências por meio de resgate das suas memórias ancestrais. A demanda surgiu a partir de uma indígena, que pertence à essa comunidade e é aluna do Campus Viamão. O público-alvo prioritário é dividido em dois estratos: os mais velhos, que contarão suas memórias e os mais jovens, que irão vivenciá-las. O projeto será desenvolvido entre maio e novembro de 2023 e envolverá três etapas: resgate, prática e legado. Todas as etapas serão registradas em vídeo e serão editadas para gerar, ao final, um documentário. O resgate envolverá entrevistas abertas com os indígenas mais velhos. Na fase da prática, as atividades lúdicas que foram narradas na fase de resgate serão aplicadas aos jovens na forma de oficinas de atividades lúdicas. Na fase de legado será produzido um vídeo documentário. Espera-se, ao final do projeto, resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras praticados pelos indígenas mais velhos em suas infâncias; proporcionar a prática desses jogos, brinquedos e brincadeiras pelos mais jovens da comunidade e registrar as atividades resgatadas, na forma de um vídeo documentário, com a intenção de legá-las à atual e às futuras gerações.
Brechó Solidário: auto-organização, capacitação de atores sociais e ação social em Economia Solidária
coordenação: NEILO MARCIO DA SILVA VAZ
O presente projeto é oriundo de experiência de ensino, desenvolvida junto às turmas de segundo ano, na disciplina de Sociologia II (temática de trabalho e sociedade) dos cursos técnico em Administração e Meio Ambiente, integrado ao Ensino Médio no ano de 2022. Como projeto de extensão, o Brechó Solidário, constitui-se como um processo formativo e experiencial, com foco na Economia Solidária, dentro do ciclo de circulação de produtos de vestuário. Através do emprego de metodologias ativas de gestão de coletivos, tendo como público alvo a comunidade interna (servidores do IFRS, estudantes e servidores do parque tecnológico TECNOPUC) e a comunidade externa (população do entorno do campus e de instituições educacionais parceiras), pretende desenvolver um programa de imersão na Economia Solidária, em que os participantes tem a oportunidade de se capacitar e vivenciar a auto-organização com vias ao desenvolvimento de um modelo de negócio baseado no consumo sustentável, no preço justo e na solidariedade.
Observaviamão Notas Técnicas: interagir, sistematizar e promover as realidades e necessidades de organizações da comunidade local
coordenação: Sérgio Kapron
Este Projeto é vinculado ao Programa ObservaViamão e visa a continuidade de sua ação ora estruturante, a publicação de Notas Técnicas (NT’s), avançando na integração transversal com outros projetos do campus e com organizações da comunidade local. Em linha com os objetivos constitutivos do Observatório do Desenvolvimento Territorial de Viamão e Entorno- ObservaViamão – e sua trajetória de quatro anos, esta proposta busca elaborar e estimular a elaboração de NTs como meios de expressão da realidade local e de material didático para as ações curriculares de ensino e novas ações de pesquisa e extensão. Consiste em interação com (previamente dialogados) projetos do campus – à definir, como o “IFRS Contribui”, “EcoViamão”,“IF Mais Empreendedor”, “Tecendo Redes com Mulheres e Agroecologia” – para compreender e sistematizar seu acúmulo e as respectivas realidades, avanços e necessidades das organizações (sentido amplo) da comunidade que buscam, prioritariamente, geração de oportunidades de trabalho e renda e promoção da diversidade e sustentabilidade. As interações serão através de pesquisação, interação da equipe deste projeto com os respectivos/as protagonistas da comunidade. Observação, diálogo, análise de dados e elaboração como procedimentos para culminar no formato de NTs. Espera-se uma compreensão mais detalhada e com olhares integrados e transversais das ações do campus e das realidades da comunidade, transformadas em retornos imediatos às comunidades, em materiais com possibilidade de uso didático no ensino e como insumos à ações de pesquisa e de extensão, curricularizadas ou de novos projetos específicos, com consequente melhoria do aprendizado dos estudantes, das condições de vida das comunidades e do desenvolvimento local.
Papo Reto: (a) diversidade em debate nas escolas públicas
coordenação: ALBA CRISTINA COUTO DOS SANTOS SALATINO
O projeto consiste em informar e compartilhar conhecimentos sobre a diversidade e direitos humanos com estudantes de escolas públicas, estaduais e municipais, de Viamão, por meio de visitas da equipe, previamente agendadas, no espaço escolar ou no Campus Viamão. Nestas visitas ocorrerão palestras que abordam sobre o tema, com foco nos preconceitos raciais e de gênero, ressaltando os impactos desses preconceitos dentro do ambiente escolar e na sociedade como um todo. Acreditamos ser fundamental e urgente o diálogo constante sobre os efeitos das discriminações e nesse sentido, este projeto pode impactar positivamente na medida em que atividades propostas conscientizam os estudantes e provoca reflexões no sentido de que entendam que algumas “brincadeiras”, na verdade, são crimes e não devem acontecer, pois “brincar” com a cor, característica física, gênero ou orientação sexual de alguém pode afetar, e muito, a vida das pessoas, além de cercear direitos.
Práticas de educação ambiental em áreas verdes de Viamão
coordenação: IBELE ROSSANA FUNCK DONATO
O lazer nas áreas verdes urbanas representam uma alternativa de democratização do acesso a locais propícios tanto para o ócio como para a prática de atividades físicas, pois assumem um importante papel na melhoria do ambiente, na qualidade de vida, além de contribuírem para a sustentabilidade urbana. O objetivo do projeto é realizar atividades sobre a temática “Educação Ambiental, quais nossos deveres nos locais que estamos” atividades essas desenvolvidas nos locais de lazer público, gratuito e ao ar livre do município de Viamão/RS afim de beneficiar a comunidade que vive nos arredores desses locais. Desenvolvendo uma pesquisa sobre temáticas para abordar nessas visitas, desenvolvendo consequentemente um roteiro com atividades que serão realizadas, atividades interativas que contemplem todas as faixas etárias da população do local, assim contribuindo para o desenvolvimento social desses indivíduos. Visando principalmente atender o público escolar das redondezas dessas áreas verdes, assim contribuído na concepção ambiental, suas práticas e atitudes sustentáveis que essas crianças e jovens podem estar realizando no seu cotidiano. Será elaborado um folder informativo com atividades e práticas que podem ser inseridas no dia a dia da população, sendo disponibilizado nos dias dessas visitas. Também serão desenvolvidos artigos científicos para serem submetidos a periódicos e/ou eventos, com os resultados e reflexões sobre o trabalho.
Curso de Informática Básica
coordenação: CARLOS MARIO DAL COL ZEVE
O curso sobre Informática Básica prepara os participantes para a utilização de recursos tecnológicos que poderão qualificá-lo tanto para as atividades de educacionais quanto para as atividades profissionais. Da mesma forma que o qualifica prepara o indivíduo para diferentes necessidades do seu dia a dia, nos diferentes contextos onde atua. Por fim, o curso será composto por atividades que tem o propósito de familiarizar e despertar o indivíduo para o mundo digital por meio conhecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).
V Semana Acadêmica do Eixo Gestão e Negócios
Coordenação:PRISCILA SILVA ESTEVES
O presente evento foi idealizado pela turma de Processos Gerenciais – 3º semestre, do IFRS – Campus Viamão, buscando trazer informações e ideias para a instituição a respeito da gestão de modelo de negócios, empreendedorismo e comércio eletrônico que tenham elementos fundamentais para quem busca empreender e/ou gerir uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. O evento busca tornar práticas questões vividas em salas de aula, trazendo exemplos reais de empreendedores que, com o passar dos anos, se destacaram pela sua qualificação, por suas técnicas e também por seu conhecimento de mercado. Mais importante do que estudar, é viver o que foi estudado, expandir os conhecimentos e aplicá-los na prática.
IFRS Contribui 2023
coordenação: NILO BARCELOS ALVES
A proposta visa seguir assessorando a gestão de organizações, contribuindo para o aprimoramento dos arranjos produtivos locais, com tem feito desde 2020. Entre 2020 e 2022 foram recebidas mais de 90 demandas de empreendimentos de Viamão e de outros municípios onde o IFRS está presente. O projeto surgiu após o início da pandemia em março de 2020 e em 2023, ainda no esteio do período pandêmico, muitas organizações ainda precisam de ajuda para se reinventar diariamente. Portanto, o projeto visa alinhar o conhecimento da área de gestão do IF com essa necessidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, colaborando na construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. O projeto visa prestar assessoria organizacional a partir de equipes multidisciplinares que desenvolverão propostas para a interação entre a sociedade e os campi do IFRS. O Campus Viamão, bem como outros campi do IFRS que atuam em conjunto, possuem no eixo de Gestão e Negócios profissionais capacitados nas distintas áreas da Administração, tais como: Gestão de Pessoas, Marketing, Finanças, Cooperativismo, Operações e Serviços que podem atuar em sinergia para prestar assessoria na área de gestão e com isso colaborar para o desenvolvimento socio econômico das comunidades.
CONTRATARTE: PLATAFORMA 4.0 CONECTANDO ARTE E SOCIEDADE
coordenação: MAIRA BAE BALADAO VIEIRA
O objeto do presente projeto envolve uma iniciativa de Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0, atuando na área de Serviços. Nesse sentido, propõe a manutenção da plataforma online da ContratArte que possibilita a catalogação, divulgação e aquisição de expressões artísticas e culturais diversificadas, através da coexão digital de artistas, empreendedores e trabalhadores das artes e da cultura a quaisquer pessoas interessadas, físicas ou jurídicas. Os dois focos deste projeto são as pessoas interessadas em arte e cultura e os artistas e trabalhadores do ramo cultural e artístico, englobando aqueles que atuam em atividades técnicas, como iluminadores, sonoplastas e figurinistas, entre outros possíveis.
IFRS Contribui Mais Empreendedor – Viamão
coordenação: NILO BARCELOS ALVES
O projeto, vinculado ao IF Sul de Minas, visa assessorar sete empresas da região de Viamão nas áreas de gestão. A proposta inicial prevê a captação de micro e pequenas empresas, inclusive produtores rurais, para dialogar com uma equipe formada por um professor e cinco bolsistas entre maio e novembro de 2023. O projeto justifica-se pelo fato de que pequenas organizações raramente aplicam conhecimento de gestão aos seus processos, gerando perdas de eficiência e dificuldades para os proprietários. Justifica-se também porque vai vincular atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFRS Campus Viamão com organizações do seu entorno, trazendo vivências na área de gestão para os estudantes participantes, contribuindo com seu aprendizado. A metodologia a ser usada é semelhante a utilizada em outros projetos de assessoria empresarial já existentes no âmbito do IFRS, especialmente o IFRS Campus Viamão. A partir de um diagnóstico inicial da situação geral da empresas selecionada para o projeto, serão criados grupos de trabalho específicos para propor soluções, acompanhar a aplicação e fazer a avaliação dos resultados enquanto durar o projeto. Palavras-Chave: empreendedorismo, gestão, assessoria.
Assessoria a empreendedores afetados negativamente pela pandemia da COVID-19 da região metropolitana de Porto Alegre
coordenação: PRISCILA SILVA ESTEVES
A Região Metropolitana de Porto Alegre fechou 43,6 mil postos de trabalho entre o mês de março e abril de 2020. Tais dados expõem a gravidade das crises contemporâneas geradas no mercado de trabalho formal. A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, fechou 16,8 mil postos de trabalho entre março e abril de 2020. A pandemia do novo coronavírus colaborou para uma perda média de 12,5% na renda dos trabalhadores da Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo a quarta região com maior queda, quando comparada com outras regiões metropolitanas do Brasil. Ficou atrás somente das regiões de Maceió, Salvador e Recife. A renda do trabalho nessa região caiu 40,4% para os mais pobres, mas com o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 e R$ 1.200,00, essa queda foi atenuada para 9,6%, sendo um número ainda considerado muito preocupante. A capital gaúcha se destaca como sendo a quarta que mais fechou postos de trabalho formais do país De março a dezembro de 2020, mais de 100 mil empresas encerraram as suas atividades no Rio Grande do Sul. Das três cidades que mais tiveram empresas fechando, duas estão localizadas na região metropolitana: Porto Alegre e Canoas. Quando analisado o mercado informal, o impacto foi ainda maior, com menos 77 mil empregos na região metropolitana e com uma queda na renda de 11,8%. Outro dado relevante é que, das empresas que conseguiram se manter mesmo na crise, 47% ainda têm dificuldade em manter os negócios. De março de 2020 a janeiro de 2021, os setores de serviços e comércio foram os que mais perderam postos de trabalho na cidade de Porto Alegre. Nesse contexto, com as empresas abrindo e fechando constantemente, houve um impacto ainda mais negativo para micros e pequenos empreendedores. Com maiores restrições financeiras, seja pela dificuldade de obtenção de crédito, ou pela ausência de recursos próprios, muitos fecharam as portas neste último ano. Hoje, mais da metade dos empregos formais na região de Porto Alegre (51,74%) concentram-se em micro e pequenas empresas. Dentre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Porto Alegre, Alvorada possui o menor PIB do estado: R$ 12.914,08, e Viamão um dos menores (490 entre 497 municípios): R$ 14.732,35 per capita. Verifica-se, então, a grande dificuldade econômica e social de muitas famílias nessa região. O setor de serviços é o maior responsável pelo PIB de Viamão, cidade onde o campus da proponente está localizado e um dos maiores municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Por esta razão e devido à experiência obtida no IFRS Contribui de auxílio a empresas, foi possível ver a grande dificuldade que empresas desse setor da economia estão sofrendo. Ainda sobre o cenário atual na região metropolitana de Porto Alegre, e trazendo informações mais específicas sobre a cidade de Viamão, conforme o SEBRAE (2022) apresenta que, em 2021, 35,2% dos funcionários pertenciam a pequenas empresas, 12,3% dos funcionários pertenciam a médias empresas, 30,2% dos funcionários pertenciam a microempresas e 22,3% dos funcionários pertenciam a grandes empresas. A remuneração média do trabalhador era de R$ 2252,93 nas pequenas empresas, R$ 2952,17 nas médias empresas e R$ 1828,25 nas microempresas. Logo, observa-se que, quanto menor o tamanho da empresa, menor é a remuneração de seus empregados na cidade em questão e, muito disso, pode ser devido a questões que poderiam ser aperfeiçoadas se houvesse uma melhor orientação no que concerne a aspectos voltados para a gestão do negócio. Nesse cenário, a realização do presente projeto também tem relevância ao apresentar uma relação estreita entre Ensino, Pesquisa e Extensão, uma vez que permitirá que bolsistas de distintos níveis de ensino e cursos possam atuar diretamente com empresários locais apresentando dados de pesquisas setoriais para embasar as justificativas das ações propostas. Da mesma forma, isso será muito interessante para a sua atuação como alunos das disciplinas que cursarão no decorrer de suas vidas acadêmicas e, principalmente, promovendo a extensão através da transmissão de conhecimentos com a comunidade empresarial local. O projeto tem relevância social no apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais (MEIs) e aos stakeholders de seus empreendimentos, no sentido de procurar auxiliar no ciclo de vida das empresas e da manutenção da empregabilidade daqueles que deles sobrevivem. Busca-se isso através de metodologia e de compartilhamento de conhecimentos de gestão em prol da sobrevivência, da manutenção e da ampliação da capacidade de operação das organizações. Ademais, o projeto justifica-se pela interação entre ciência e prática, o que muito corrobora para o processo de aprendizagem de estudantes ao tempo que percebem a utilidade de seus esforços pela sociedade, em nítida interação da tríplice ensino-pesquisa-extensão tão inerente a nossa instituição. Serão atendidas 7 empresas durante um período de 6 meses com o apio de 5 bolsistas de distintos campi do IFRS.