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2024


Edital IFRS nº 24/2023 – Fomento a Projetos de Ensino 2024 

 

Projeto: IFRS – História No Ar! 2024 

  • Coordenador: Gabriel Santos Berute
  • Resumo: A internet e as redes sociais tornaram-se um dos principais meios de divulgação de um crescente volume de informações, o que torna cada vez mais importante a análise criteriosa para que se possa avaliar a qualidade delas e o que ajudamos a divulgar. Neste sentido, o projeto IFRS – História No Ar! pretende disponibilizar um espaço destinado à divulgação de abordagens fundamentadas cientificamente a respeito de temas contemporâneos, especialmente na área de humanidades: história, política, sociologia, geografia e economia. A partir da seleção, pesquisa, debate e elaboração de sínteses de assuntos pertinentes a estas áreas do conhecimento, espera-se que o projeto sirva para aprofundar a formação intelectual dos estudantes, incentivar e desenvolver o interesse dos discentes na pesquisa, na análise e na reflexão sobre temas pertinentes a suas realidades, tais como desenvolvimento sustentável, relações sociais, culturais e econômicas, produção e circulação do conhecimento, desafios da área de educação. Como produto final, a equipe de bolsistas e docentes disponibilizará os resultados do projeto em plataformas digitais no formato de podcast, como forma de ampliar o público-alvo dessas abordagens. 

 

Projeto: Projeto Afrocientista: Relações étnico-raciais e diversidade nas organizações

  • Coordenadora: Alba Cristina dos Santos Salatino
  • Resumo: O projeto tem como finalidade instrumentalizar os jovens estudantes negros sobre o fazer científico, formação cidadã e mobilização social. Busca-se integralizar os processos de conhecimentos científicos e tecnológicos a fim de discutir e problematizar as diversidades no mundo do trabalho e o enfrentamento de discriminações. Este estudo compõe uma rede nacional de pesquisadores que visa o letramento científico e desenvolver valores, habilidades e atitudes basilares para práticas interdisciplinares e multiculturais. Como questões norteadoras para desenvolvimento das atividades temos as seguintes: Existe diversidade no mundo do trabalho? Como é apresentada a diversidade? Para tecer respostas e soluções possíveis, o aporte teórico desta pesquisa contempla os eixos tecnológicos da gestão, ambiente e saúde, áreas em que o Campus Viamão atende hoje. Espera-se que ao final do projeto os estudantes deverão ser capazes de criar estratégias de combate e superação de preconceitos e discriminações no ambiente do trabalho, criando um produto para concretizar gestões inclusivas com e na diversidade étnico-racial. 

 

Projeto: LABIC Viamão – Laboratório de Iniciação Cientifica para alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Viamão 

  • Coordenadora: Luciane Alves Santini
  • Resumo: A oferta de projetos que contemplem bolsas para alunos do Ensino Médio, esbarra na tarefa de preparar esses alunos para a prática acadêmica da produção científica. Tomando por base esse contexto, propomos o projeto “LABIC – Viamão: Laboratório de Iniciação Cientifica para alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Viamão”, levando em conta os princípios da aprendizagem criativa, com o objetivo de prover aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Viamão fundamentos de iniciação científica. As atividades deverão ser oferecidas nos turnos da manhã e da tarde, possibilitando que todos os alunos dos cursos técnicos integrados possam participar no turno inverso das suas aulas e serão oferecidas em três blocos, de acordo com os objetivos específicos do projeto: oficinas de técnicas de produção científica escrita; oficina de desenvolvimento de apresentações acadêmicas utilizando aplicativos on-line; e oficina de apresentação oral de trabalhos acadêmicos. Espera-se, ao final do projeto, capacitar os participantes do projeto à prática de técnicas de iniciação científica envolvendo temáticas sobre a produção de conhecimento científico por meio escrito; disponibilizar aos alunos do Campus Viamão uma oficina de desenvolvimento de apresentações acadêmicas utilizando aplicativos on-line; e aplicar aos alunos do Campus Viamão uma oficina de apresentação oral de trabalhos acadêmicos, objetivando fornecer informações didáticas sobre a fase de preparação para uma apresentação e dicas para o dia da apresentação.

 

Projeto: Monitoria interdisciplinar em Ciências da Natureza – Ano 2024

  • Coordenadora: Luci Fortunata Motter Braun 
  • Resumo: A Monitoria foi instituída com o objetivo de auxiliar o aluno na iniciação à carreira docente e colocá-lo em contato com atividades didáticas. Posteriormente, pode-se observar que esta atividade se tornou uma ferramenta facilitadora e de grande contribuição para o processo de ensino-aprendizagem pois, para o monitor, possibilita uma primeira vivência como professor. Já para o aluno, dá acesso a mais uma pessoa capacitada que não seja o professor (que por muitas vezes não pode dar atenção extra), melhorando o aprendizado. A monitoria tem a finalidade de solucionar as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula, bem como ao seu aprofundamento na disciplina, tornando-se uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento teórico, além de funcionar como um serviço de apoio pedagógico dentro das diversas áreas do conhecimento como nas Ciências Exatas e da Terra, onde se percebe claramente relevante dificuldade dos alunos nos componentes curriculares de Química, Física, Biologia e afins. Dessa forma, propõe-se que haja monitores para auxiliar os alunos nos estudos, facilitando a compreensão dos temas trabalhados em sala de aula. 

 

Projeto: Espaço Astronomia – Ano V 

  • Coordenadora: Luci Fortunata Motter Braun 
  • Resumo: A ideia central do Projeto Espaço Astronomia é criar um espaço de estudo, discussão e reflexão sobre temas relacionados à Astronomia e divulgá-los na comunidade escolar. Os participantes do projeto, além de construírem novos conhecimentos, terão a oportunidade de revisar os conteúdos de astronomia que foram (ou que deveriam ter sido) trabalhados no ensino fundamental e que serão, muitos deles, novamente objetos de estudo no ensino médio nos componentes curriculares de Física e Geografia. Através do desenvolvimento de atividades variadas e interdisciplinares como leituras e escritas de textos, observações noturnas do céu usando telescópios, uso de softwares simuladores do céu, palestras, visitas a museus e observatórios, participação em eventos, execução de práticas simples, construção de experimentos de baixo custo e análise de filmes e vídeos, pretende-se com o projeto motivar um maior interesse pela ciência, contribuindo para a alfabetização e popularização científica e para minorar concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. As atividades serão orientadas pelos professores do projeto e, quando possível, serão convidados professores de outras instituições a fim de proporcionar uma integração entre as instituições e a divulgação do Campus Viamão. 

 

Projeto: IFMUN/campus Viamão – Simulação de debates contemporâneos internacionais a partir do Modelo das Nações Unidas – MUN 

  • Coordenador: Neilo Márcio da Silva Vaz 
  • Resumo: O projeto insere-se no contexto das turmas do Ensino médio integrado do Campus e consiste no desenvolvimento de quatro Simulações de eventos das Nações Unidas, o que permite aos participantes, denominados de “delegados”, experimentar o processo de tomada de decisões em órgãos internacionais, regionais ou nacionais. Os participantes são alocados em grupos de discussão, denominados comitês, e nesses grupos, constituem uma “representação”, que pode ser de um país, um partido político, uma organização internacional ou até mesmo de uma organização da sociedade civil ou órgão de imprensa. Cada participante deve defender, dentro de seu comitê, os interesses de sua representação designada, buscando sempre atingir um consenso acerca de uma Resolução (documento final). O objetivo é que, ao final da última sessão, os delegados cheguem conjuntamente a uma resolução que trate sobre possíveis formas de solucionar a problemática em questão. As simulações MUN constituem-se em um instrumento de ensino e aprendizagem de temas relacionados às áreas das Ciências Humanas, abrangendo temáticas contemporâneas, que envolvem as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais de grandes questões mundiais, presentes no âmbito das Relações Internacionais. Através das discussões, os eventos simulados permitem o exercício republicano do debate, a construção e exercício da argumentação e escrita e, através da experiência dialógica e formal, desencadeiam processos objetivos e subjetivos, capazes de qualificar a formação para a cidadania global. 

 

Projeto: Conexão Marketing 

  • Coordenadora: Luiza Venzke Bortoli Foschiera 
  • Resumo: No seu surgimento, a disciplina de marketing visava estudar os processos envolvidos na distribuição dos bens. Ao longo dos anos, o marketing tem evoluído com base no conhecimento de diferentes áreas e se consolidado como um aliado para os microempreendedores individuais, pequenas, médias e grandes empresas. Atualmente, o marketing tem contribuído para o desenvolvimento de valores do ser humano, responsabilidade socioambiental, além de auxiliar na divulgação e aprimoramento de produtos e serviços e na captação, satisfação e fidelização dos consumidores. No entanto, por ser uma disciplina com conteúdos didáticos desenvolvidos majoritariamente por instituições estrangeiras, há carência de casos que abordem as especificidades locais brasileiras. Dessa forma, o projeto visa contribuir para que haja uma aproximação dos conteúdos ministrados nas disciplinas de Marketing com as atividades de marketing realizadas por organizações de Viamão e entorno. A partir disso, é possível ter um processo de ensino-aprendizagem mais completo e conectado ao desenvolvimento local. Nesse processo, poderão ser realizadas visitações às organizações gaúchas, entrevistas aos empreendedores, leituras de materiais e desenvolvimento de artigos. Posteriormente, são feitas discussões em sala com os casos da cidade. Além disso, o projeto possibilitará um apoio pedagógico para estudantes com baixo desempenho. O projeto proporciona ainda ensino atualizado, intensificação da sintonia entre realidade e educação e melhoria no diálogo da disciplina de marketing com outros componentes curriculares dos cursos no eixo de gestão e negócios, visando possibilitar formação mais íntegra aos discentes. 

 

Projeto: Práticas Esportivas no Campus 2024 

  • Coordenador: Carlos Fabre Miranda 
  • Resumo: O projeto “Prática Esportiva no Campus” se propõe a realizar atividades esportivas no IFRS Campus Viamão, com ênfase na prática das modalidades dos Jogos do IFRS, destinado aos alunos do Campus. As atividades serão semanais com tempo previsto de 2h semanais. Um dos objetivos é formar equipes do Campus, para a realização de treinamentos e posteriormente “jogos amistosos”, mas acima de tudo a proposta é dar continuidade a uma cultura de prática de modalidades esportivas, entre outras questões, buscar uma participação efetiva em atividades como os Jogos do IFRS e demais atividades relacionadas buscando uma integração através do esporte. As aulas estão planejadas para ocorrerem em espaço aberto, um campo de futebol localizado no Campus. Sujeito às intempéries climáticas como frio, calor e chuva e serão adaptadas conforme a situação do dia para locais possíveis e disponíveis no Campus. 

 

Projeto: Libras: práticas e Inclusão! 

  • Coordenadora: Maria de Fátima Nora Lopes
  • Resumo: O presente curso de ensino intitulado Libras: Prática e Inclusão para comunidade em geral, alunos e servidores, ofertado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, NAPNE, tem o objetivo de promover a acessibilidade entre alunos surdos e ouvintes do IFRS Viamão, além de docentes e técnicos administrativos atuantes no Câmpus, através do ensino da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Com isso, estima-se que os docentes possam usufruir desse aprendizado para uma melhor comunicação com os alunos surdos, a fim de mediar, instruir e acolher a comunidade surda ingressa no Câmpus. 

 

Projeto: Curta o Campus! Produção e difusão de material de divulgação do Campus Viamão por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

  • Coordenadora: Andréia Maria Ambrósio de Souza Accordi
  • Resumo: A divulgação do Campus Viamão entre as comunidades carentes que compõem o vasto território do município, que tem por características amplas áreas urbanas e rurais, além de mostrar a essas pessoas que, para ter oportunidades de ensino públicas, gratuitas e de qualidade, não é necessário ir até Porto Alegre, tem-se apresentado como um desafio. Nesse sentido, propõe-se a produção de material de divulgação do Campus Viamão por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), executando atividades que se articulem com o protagonismo discente e às políticas institucionais relacionadas ao tema. O projeto será realizado com o apoio do Setor de Comunicação, do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAF) e do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Viamão. O projeto pretende cumprir dois objetivos específicos: preparar material de divulgação dos cursos técnicos e tecnológicos do Campus Viamão, visando a atingir o maior público-alvo possível para inscrição nos processos seletivos do IFRS ao longo de 2024 e divulgar o Campus Viamão e o processo seletivo do IFRS em mídias digitais por meio de TDICs. Espera-se, ao final do projeto, proporcionar práticas acadêmicas alinhadas às práticas cotidianas e com a linguagem digital a qual os alunos do Campus convivem desde sempre, contribuindo, assim, com o letramento e a inclusão digital desses alunos. 

Edital IFRS nº 134/2022 – Fluxo Contínuo de Projetos de Ensino 2023/2024 

 

Projeto: Aprendendo através da prática: experimentos e aulas práticas de solos

  • Coordenador: Cláudio Henrique Kray
  • Resumo: O estudo das rochas, minerais e solos está presente em todos os níveis de ensino. No Campus Viamão esses conteúdos são ministrados nas disciplinas de Fundamentos de geologia e solos no curso de Tecnologia de Gestão Ambiental, na disciplina de Solos e gerenciamentos de resíduos no curso Técnico em Meio Ambiente e na disciplina de Geografia nos cursos Técnicos de Administração e Meio Ambiente. O objetivo de montar uma experimentoteca de solos visa facilitar o aprendizado interdisciplinar pois existe uma interação entre as disciplinas de Solos, Química, Física e Geografia. 

 

Projeto: Letramento Digital e Planilhas Eletrônicas 

  • Coordenador: Edilaine Jesus da Rocha 
  • Resumo: O presente projeto pretende oportunizar aos alunos do Curso Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Processos Gerenciais e técnicos subsequentes do IFRS – Campus Viamão. uma introdução às tecnologias da informação e comunicação (TICs). Tendo como foco, as operações básicas do sistema operacional Microsoft Windows, introdução à editoração de textos e à planilhas eletrônicas a partir da utilização de uma suíte de escritórios online, visando a formação complementar dos estudantes dos cursos semestrais do campus. 

 

Projeto: Experimentando a química 

  • Coordenador: Silvia Regina Grando 
  • Resumo: Muitos estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldades para estudar e aprender química e a aplicação de metodologias e estratégias de ensino alternativas, tais como a experimentação, podem favorecer o processo de aprendizagem. A atividade experimental possibilita o desenvolvimento de processos cognitivos de análise e interpretação do conhecimento incorporado, promovendo inter-relações com questões sociais, tecnológicas e ambientais. Nesse contexto, buscando aprimorar e facilitar os processos de aprendizagem dos estudantes nessa área de estudo, esse projeto pretende pesquisar, testar, discutir e aplicar experiências em química e em ciências, inicialmente com um grupo de alunos e, posteriormente, em turmas do Ensino Médio integrado. Os experimentos deverão contemplar os princípios da química verde, principalmente na utilização de reagentes de baixa toxicidade e de preocupação com a geração de resíduos. As práticas experimentais serão escolhidas a partir de temáticas importantes, como nutrição, energia e sustentabilidade, sempre buscando a transdisciplinaridade e a contextualização com os conteúdos estudados em todos os anos do Ensino Médio. As atividades experimentais serão as mais variadas, estimulando sempre a interação, a reflexão, a observação e a criticidade no processo de ensino e aprendizagem, tornando o aprendizado mais contextualizado e assim, proporcionando ao estudante entender a importância da química na vida dos cidadãos e na compreensão do ambiente em que vive. Como produto desse projeto pretende-se escrever um roteiro de atividades experimentais.

 

 

 

Última atualização em 02/07/2024

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