Professora do IFRS recebe prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença

O trabalho de incentivar jovens estudantes a fazerem ciência resultou em um reconhecimento da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. A professora Flávia Twardowski, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório, é uma das sete agraciadas com o prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença de 2023. A homenagem é concedida em comemoração ao mês Internacional das Mulheres.

A escolha do nome da professora se deu, conforme a Assessoria de Imprensa do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, por ser uma oportunidade para homenagear e dar visibilidade não só ao trabalho realizado pela docente no IFRS, mas também aos resultados alcançados por sua dedicação e determinação. “Nos últimos 13 anos ela tem incentivado estudantes do ensino médio, especialmente meninas, a desenvolver projetos de pesquisa em áreas relacionadas a STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) por meio da inovação científica.”

Eles também destacam a trajetória de Flávia enquanto educadora e pesquisadora “exemplar em uma instituição pública, contribuindo para o mais alto nível de qualidade no ensino, pesquisa e extensão. Ela é um exemplo de dedicação à educação de jovens, especialmente conectando meninas a áreas da ciência e incentivando-as a se tornarem cientistas, com resultados que nos dão esperança de que um futuro melhor e outro mundo sejam possíveis”.

De acordo com a nota enviada pelo Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, eles acompanham o trabalho da professora desde 2018, quando ela fez parte do programa STEM TechCamp Brasil*. A, e além disso, uma de suas orientandas, Camily Pereira dos Santos, foi selecionada para participar, em 2022, do programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA que no Brasil é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA.

A entrega do prêmio será realizada por um representante do governo americano no Brasil, em data a ser confirmada, em Porto Alegre. As vencedoras recebem um certificado assinado pela embaixadora.

Confira todas as homenageadas de 2023.

Prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença

O prêmio teve sua primeira edição em 2020 e foi criado com o objetivo de dar reconhecimento a mulheres que promovem a equidade de gênero e o empoderamento feminino – temas de interesse mútuo e que marcam a relação bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil.  O anúncio das vencedoras de cada ano é feito no mês de março, quando comemora-se o Women’s History Month (Mês da História da Mulher), estabelecido pelo Congresso norte-americano em 1987. Homenageia as conquistas de lideranças femininas de todas as origens que estão causando um impacto positivo em suas comunidades e servindo como forças de inspiração para outros cidadãos.

*Programa que teve como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM). O objetivo foi articular e aprimorar ações existentes, elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil. A iniciativa é da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  e do Conselho Nacional de Secretários de Educação.