Processo seletivo 2024/02 – Envio de documentação da matrícula vai até 30 de julho

Os candidatos aprovados em primeira chamada no Processo Seletivo de estudantes 2024/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), têm até a próxima terça-feira, 30 de julho de 2024 para encaminhar a documentação da matrícula.

O envio dos documentos ocorre via sistema eletrônico. É importante ressaltar que estar classificado não significa já ser estudante do IFRS. É preciso efetuar a matrícula e seguir todos os passos do cronograma do Processo Seletivo, respeitando os prazos.

Para fazer a matrícula, acesse o botão “pré-matrícula” disposto no menu horizontal do site de ingresso. Lembre-se de que será necessária a senha do portal gov.br. Na parte inferior do mesmo site há dois vídeos que explicam o passo a passo: um sobre como fazer a matrícula e o outro sobre a análise socioeconômica.

Toda documentação necessária pode ser conferida no anexo do edital do seu tipo de curso. Tire fotos ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis. Quem não tem acesso à internet pode comparecer ao campus nos horários especificados no edital para usar os computadores.

Foi aprovado na cota errada?

Se você foi aprovado em uma cota (reserva de vagas), mas percebeu que não cumpre as exigências, mesmo assim deverá entrar no sistema de matrículas no período estipulado e apenas registrar presença no botão específico para isso. A sua matrícula não será efetivada, mas você seguirá na lista como suplente. Nesse caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos.

📝 Ficou como suplente?

Chamada pública: Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de candidatos. A chamada pública está prevista para ser divulgada dia 8 de agosto. Os candidatos que estão nas listas de classificação como suplentes poderão participar.

Siga acompanhando o site de ingresso.