Plataforma desenvolvida pelo Campus Rio Grande possibilita acompanhar inundações

Com a situação de calamidade pública em razão das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lançou uma  plataforma que permite ao usuário simular cenários de elevação da Lagoa dos Patos e visualizar a localização de áreas inundadas em Rio Grande.

O trabalho se deu, a partir de uma força tarefa de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e IFRS, iniciada em 06 de maio de 2024, com o objetivo de fornecer informações para os gestores municipais e população em geral, tanto de infraestrutura básica (abrigos, pontos de doações, escolas atingidas) quanto de áreas com maior risco de inundação.

plataforma de inundação para Rio Grande foi um dos produtos  desenvolvidos e utiliza um modelo de elevação de alta resolução integrado com dados de nível da Lagoa dos Patos, obtidos por um sensor instalado no cais do Porto Velho em Rio Grande. Um modelo digital de elevação é como uma “imagem de satélite”, mas com valores de elevação (altitude) para cada ponto possível dentro da área de estudo.

O professor do IFRS Campus Rio Grande, Tiago Gandra, que está a frente do desenvolvimento explica: “Foram elaborados três cenários para tentar estimar a população afetada e as áreas mais críticas dos municípios do entorno da Lagoa dos Patos, assim, através do Google My Maps (disponíveis em Cheias no RS), as pessoas podem acompanhar a situação dessas localidades e acessar informações úteis nesse momento crítico”.

Também é possível acompanhar dados de mapeamento colaborativo, no qual os moradores podem informar o endereço e nível da água ao longo do tempo, o que ajuda a validar e refinar as simulações de inundação. A Plataforma tem sido utilizada pela Prefeitura de Rio Grande para definir as zonas e fases de ação e monitoramento no município.