Início do conteúdo

Projetos


EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2021,
VINCULADO AO EDITAL IFRS Nº 12/2021 – FOMENTO INTERNO 2021/2022

 

1. O Troféu Zumbi e a representatividade negra gaúcha

O Troféu Zumbi foi instituído em 1988 – ano centenário da abolição da escravatura. Este é oferecido pelo clube social negro Associação Satélite Prontidão e tem por finalidade agraciar personalidades negras do Rio Grande do Sul. O projeto possui abordagem qualitativa e caráter exploratório e busca documentar a trajetória sócio-histórica e a consequente representatividade da comunidade negra gaúcha. Além disso, busca-se por meio de estudo de caso identificar e descrever as origens e características da história do Troféu Zumbi dos Palmares.

Coordenadora: Karla dos Santos Guterres Alves

 

2. Forçamento Climático Causado por Emissões de Veículos Lançadores Espaciais

O lançamento de veículos espaciais tem se tornado cada vez mais frequente. Até chegar em órbita, os veículos lançadores queimam toneladas de propelentes, emitindo gases e partículas diretamente na atmosfera. Essas substâncias causam efeitos nocivos que podem influenciar, cada vez mais, nas mudanças climáticas se os lançamentos continuarem crescentes. As emissões também causam o Forçamento Radiativo (FR) instantâneo, ou seja, uma perturbação do balanço da radiação recebida do sol e emitida pela Terra. O projeto tem por objetivo estimar gases e partículas emitidos pelos motores de cada veículo e, consequentemente, o FR instantâneo causado pelas principais emissões dos veículos lançadores por meio de levantamento bibliográfico.

Coordenador: Robson Garcia da Silva

 

3. Luso-brasileiros, comércio, sociabilidade e processo de urbanização na Praça mercantil de Porto Alegre, século XIX
(Fase 5 – Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, 1851-55)

Ao longo do século XIX Porto Alegre consolidou-se como um importante entreposto comercial entre o interior do Rio Grande de São Pedro e seu único porto marítimo na vila do Rio Grande. A prosperidade gerada pela intensificação da atividade mercantil gerava oportunidades de enriquecimento e mobilidade social. Tomando por objeto de análise os comerciantes atuantes a partir de Porto Alegre e suas redes mercantis e de sociabilidade. o finalidade geral da investigação é refletir a respeito das transformações ocorridas na presença portuguesa na capital do Rio Grande de São Pedro e na atividade mercantil após o a abertura dos portos ao comércio estrangeiro (1808), além de investigar como as relações familiares e as alianças matrimoniais influenciavam na mobilidade social e nas formas de recrutamento e renovação deste grupo, ademais, observar as transformações ocorridas no processo de urbanização de Porto Alegre durante o período abordado.

Coordenador: Gabriel Santos Berute

 

4. Manual de boas práticas para difusão de Tecnologia Social: estudo de caso do projeto de extensão das hortas escolares agroecológicas no município de Viamão, RS

As Hortas Agroecológicas presentes nas escolas públicas de Viamão/RS, implantadas pelo projeto de extensão intitulado “EcoViamão” promovem integração social dos envolvidos, além da ocupação e a transformação dos espaços ociosos. O manual de boas práticas visa

documentar as formas de execução e métodos utilizados por tal tecnologia social, de maneira que promova o avanços dos estudos práticos servindo com um norteador de ações em diferentes esferas sociais.

Coordenadora: Marilia Bonzanini Bossle

 

5. A Centralidade da Linguagem na Experiência Psicanalítica

A linguagem evolui e promove significado a tudo que existe desde os primórdios, a primeira tentativa de comunicação ou representação que algum ser cometeu. A psicanálise teve seu início no século 19, trazendo ao mundo novas técnicas terapêuticas, investigação do comportamento social e individual, e a partir disso desvendando que a linguagem traz consigo uma relevância essencialmente central para a psicanálise. Ademais, é possível afirmar que a compreensão do conceito de língua, linguagem e outros aspectos é fomento para o real entendimento da psicanálise e a mente humana em si.

Coordenador: Rogério Foschiera

 

6. O Impacto da Estratégia no Desempenho do Negócio Digital: uma análise mediada pela capacidade de conectividade do ecossistema digital

Este estudo tem como objetivo analisar a influência das capacidades digitais no desempenho de negócios digitais. Para isso, esse projeto busca desenvolver um modelo de pesquisa para mensurar o impacto das capacidades digitais no desempenho do negócio digital. A lente teórica deste estudo é a abordagem das capacidades dinâmicas. Dentre outros, propor e testar quantitativamente um modelo que trace um caminho pelo qual a das capacidades digitais ao desempenho dos negócios, analisar qualitativamente a relação entre a interação as capacidades e observar as relações entre as variáveis testadas quantitativamente à luz da análise de conteúdo das entrevistas com os cooperados.

Coordenador: Rafael Brinkhues

 

7. Consolidação da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e Entorno (ITESS)

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e Entorno (ITESS) é um ambiente de inovação situado no IFRS – Campus Viamão, que busca promover o empreendedorismo e a inovação na instituição e no município. O projeto teve início em 2018 e, desde então, atua junto à comunidade local em eventos de fomento ao desenvolvimento territorial. Neste projeto, pleiteia-se a continuidade do projeto, consolidando as ações da ITESS e expandindo sua atuação para atuação conjunta com outros projetos, com foco na aproximação da mesma aos estudantes e servidores do Campus Viamão, bem como da comunidade externa.

Coordenador: Danilo Navarro

 

 

EDITAL IFRS Nº 12/2022 – FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2022/2023

 

8. Ética e autenticidade de Charles Taylor

Charles Taylor parte das ideias de Allan Bloom para criticar severamente a ideia de juventude cultivada nos dias atuais. O traço principal desta visão da vida é a aceitação de um relativismo acomodatício. Todos têm seus próprios valores e é impossível argumentar sobre os mesmos. Através de revisão e pesquisa bibliográfica há o objetivo de produzir um artigo ou capítulo de livro com as análises e discussões do tema.

Coordenador: Rogério Foschiera

 

9. O consumidor vulnerável da moda

A economia circular aplicável a diferentes setores da economia vem ampliando sua importância na sociedade. Uma das indústrias que vem adotando a economia circular é a de moda, especificamente vestuário, um dos setores de que mais polui o meio ambiente. Nesse contexto, o estudo busca compreender a experiência do consumidor vulnerável. Esse sofre influências que o levam a tomar decisões que prejudicam ao seu próprio bem-estar. A vulnerabilidade pode estar relacionada a fatores internos, externos e ao conjunto dessas características. No presente estudo, o consumidor vulnerável a ser analisado é o consumidor de baixa renda e escolaridade. É examinada a percepção do consumidor vulnerável e suas motivações e resistências para o consumo de serviços de reutilização de roupas.

Coordenadora: Luiza Bortoli

 

10. Guia da Agroecologia na cidade de Viamão: conhecendo a realidade e explorando práticas para implantação de sistemas agroecológicos na cidade de Viamão

O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de realizar um diagnóstico das iniciativas e experiências realizadas em Agroecologia na cidade de Viamão. Além disso, propõe explorar as técnicas agroecológicas que vêm sendo aprimoradas em distintos núcleos de pesquisa em Agroecologia no Brasil e na América Latina, estabelecendo sua interface com os saberes tradicionais e populares que circulam em territórios rurais e urbanos na cidade de Viamão. Os resultados desta pesquisa darão origem a um guia da Agroecologia na cidade de Viamão, destinado às comunidades rurais e urbanas que se interessam pelo tema. O estudo parte de dois referentes para a pesquisa: um diagnóstico das experiências regionais, uma cartografia das técnicas acadêmicas em Agroecologia assim como das experiências populares e tradicionais em Agroecologia.

 

11. Análise Comparativa dos Requisitos Legais sobre Auditoria Ambiental Compulsória nos Estados Brasileiros

A auditoria ambiental é um processo sistemático, documentado e independente, de grande utilidade para as organizações, pois por meio deste instrumento atrelado ao processo licenciatório, elas podem verificar sua adequação a legislações, normas e requisitos específicos, avaliando atividades e procedimentos, em especial os que oferecem riscos potenciais ao meio ambiente e à sociedade. Assim, pode-se perceber que a auditoria ambiental apresenta caráter preventivo, visando melhorar o desempenho das organizações auditadas e agindo de forma a evitar os danos ambientais, sendo realizada de forma voluntária ou compulsória. Além da minimização de impactos e passivos ambientais, as auditorias ambientais podem proporcionar diversos benefícios para a organização, tais como aumento da competitividade no mercado, agregação de valor a marca e ao produto. Desta forma, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar comparativamente os requisitos legais sobre auditoria ambiental compulsória – AAC estabelecidos para os estados brasileiros, de forma a verificar suas similaridades e divergências.

 

12. Diagnóstico ambiental das nascentes do parque Saint Hilaire (Viamão)

Assegurar a disponibilidade de água de boa qualidade para todos ainda é um desafio difícil de superar nas sociedades contemporâneas. Não se pode negar que em várias regiões do planeta têm ocorrido progressivamente a poluição hídrica e a degradação das áreas que protegem os mananciais. Conhecer as condições ambientais de recursos hídricos e de suas Áreas de Preservação Permanente (APP) — um raio mínimo de 50 metros no entorno da nascente — são passos importantes para poder adotar medidas de proteção e de restauração de ecossistemas relacionados com a água. Nesse sentido, mediante demanda do Parque Saint´Hilaire de Viamão (RS) para atender ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), este projeto de pesquisa se propõe a diagnosticar ambientalmente as nascentes, e suas APP, dessa unidade de conservação.

 

13. Revisão bibliográfica sobre os usos sustentáveis da quitosana sintetizada a partir de quitina extraída de resíduos sólidos

Os resíduos de crustáceos são uma parcela considerável de seu beneficiamento e na maioria das vezes descartados inadequadamente no meio ambiente. Porém, a partir desses resíduos é possível extrair a quitina e sintetizar a quitosana, substância de ampla aplicação em diferentes setores da economia. Dessa maneira, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma ampla revisão bibliográfica sobre as diversas possibilidades de usos sustentáveis da quitosana. Cabe destacar que esse projeto será realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Piúma, o qual será responsável pelas etapas de extração da quitina a partir de resíduos de crustáceos (abundantes na região) e posterior síntese da quitosana. Pretende-se realizar também uma busca bibliográfica bastante focada e direcionada ao uso da quitosana como biocida na agricultura em substituição aos agrotóxicos, visando sua aplicação nas mais variadas culturas predominantes da região sul e sudeste do Brasil.

 

REITORIA

 

  • Mulheres e Maternidade na Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Eco-Inovação e Novas Formas Organizacionais na Certificação de Orgânicos

 

Última atualização em 20/12/2022

Fim do conteúdo