Início do conteúdo

Projetos


O que é?

Fala, Gurizada! É um Projeto de Ensino que tem como objetivo principal promover espaços seguros de fala e escuta respeitosas, em que os estudantes se sintam à vontade para expressar suas angústias, para partilhar suas experiências e estratégias de superação com intuito de contribuir para a permanência com qualidade de vida e o sucesso escolar/acadêmico de nossa comunidade discente.

Esses momentos de partilha acontecerão semanalmente, 3 vezes na semana. E todos os estudantes do Campus Viamão estão convidados a participar.

Aqui o espaço é seu!

Acesse o Formulário do Projeto Fala,Gurizada!

 

 

O que é?

#TamoJunto é um Projeto de ensino do Campus Viamão que tem como objetivo principal juntar as pessoas! A intenção do projeto é a integração entre os estudantes, o acolhimento entre pares e o favorecimento de sua permanência no curso.
Todos os estudantes do Campus Viamão estão convidados a participar, sendo um de nossos voluntários ou participando de nossas programações.

Qual o papel do voluntário?

  • Estar inteirado sobre os setores do campus; sobre as ações desenvolvidas; sobre as possibilidades de orientar um colega que esteja com dúvidas, se sentindo perdido;
  • Ter habilidade para escutar e acolher pessoas;
  • Contribuir na organização de eventos/oficinas;
  • Disponibilidade para “estar junto”!

Qual o papel do participante?

  • Estar atento ao cronograma de ações e participar sempre que se sentir à vontade!
  • Buscar orientação com as pessoas de referência quando sentir necessidade.

O Campus Viamão do IFRS criou um formulário para aqueles que desejam participar do projeto e também nos auxiliar a construir, de forma coletiva, parte das ações que serão desenvolvidas.

Sua participação é muito importante para nós!

Acesse o Formulário do #TamoJunto!

 

Esse projeto será realizado dentro do NAC (Núcleo de Arte e Cultura) do Campus Viamão.

A fotografia serve para narrar histórias, ou para contar algo que acreditamos…

Por meio desse projeto, buscaremos criar possibilidades em que os alunos exercitem novas formas de olhar o mundo, questionando-se sobre a realidade a qual fazem parte, entendendo o ato fotográfico como uma das formas de expressão humana, que retrata não só verdades e desejos pessoais, mas as transformações pelas quais a humanidade passa.

Os participantes desse projeto, ao circularem por diferentes espaços, que pertencem a cada um, terão possibilidade de darem início à uma autoconscientização e compreensão crítica de ação sobre a realidade.  As suas narrativas a respeito de sua mobilidade urbana em suas andanças cotidianas podem contar histórias concretas de sentimentos que envolvem cada imagem do lugar em que você circula.

PRÉ–REQUISITO

Ter smartphone ou tablet com sistema operacional Android, IOS ou Windows, conhecimento básico de informática, acesso à internet, organizar e salvar arquivos.

Ser aluno do campus Viamão, devidamente matriculado em algum curso e que esteja interessado em fotografar cenas do cotidiano, por meio das técnicas básicas de fotografia.

> Formulário para inscrição

 

 

Última atualização em 02/09/2022

Fim do conteúdo