O impacto dos agrotóxicos no Brasil e os desafios do monitoramento será tema do primeiro encontro do Conexões Ecológicas

O primeiro encontro do Conexões Ecológicas ocorrerá dia 28 de julho, quarta-feira, das 17h às 19h, com o tema  “O impacto dos agrotóxicos no Brasil e os desafios do monitoramento”. Participarão como convidados a professora aposentada da área de Química e Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sônia Hess; e o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Danilo Rheinheimer dos Santos, da área de Agronomia, com experiência em Agricultura Familiar e com ênfase na biogeoquímica dos elementos e na contaminação ambiental. A atividade será mediada pelo professor da área sócio-ambiental do Campus Viamão do IFRS, Claudio Fioreze.

Na oportunidade, abordarão sobre as consequências nocivas à saúde humana e o impacto ao meio ambiente relacionadas ao uso dos agrotóxicos e os seus riscos que em sua maioria estão sendo totalmente ignorados.

O Conexões Ecológicas é um evento virtual, aberto à comunidade do IFRS e demais interessados no assunto, ocorrendo uma vez ao mês, às quartas-feiras, no turno da tarde. Não é preciso fazer inscrição, mas aqueles que estiverem interessados em receber certificação poderão se inscrever por este formulário eletrônico. A participação é gratuita. As transmissões serão realizadas no canal IFRS Oficial no YouTube.

O segundo encontro “Conexões Ecológicas” ocorrerá no dia 25 de agosto, das 17h às 19h, com o tema Experiências na Produção de Arroz Orgânico e Situações e Perspectivas da Pecuária Orgânica. Terá a participação do engenheiro agrônomo na Emater/Viamão e mestre em Agroecossistemas pela UFSC, Ricardo Diel e da médica veterinária especializada em Pecuária Orgânica, diretora do Instituto do Bem Estar e coordenadora da Comissão Pecuária Orgânica do CRMV/RS, Angela Escosteguy. A mediação será do professor da área de Agronomia do Campus Bento Gonçalves, Luis Carlos Rupp.

Conexões Ecológicas: saiba mais sobre a iniciativa

O evento é promovido pela Comissão Intercampi de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (Ciase) e a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRS. É uma das iniciativas para consolidar a Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (PIAS) do IFRS, aprovada em outubro de 2019. A PIAS visa fortalecer e ampliar ações como a priorização de alimentos orgânicos na merenda escolar, a realização de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico em agroecologia, o fomento de reflexões sobre as relações de produção e o consumo de alimentos. A política incentiva a integração com os arranjos produtivos locais, a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar, indo ao encontro da missão institucional e das finalidades do IFRS.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].