Campus Viamão
Nota de repúdio
O IFRS Campus Viamão, por meio da atual equipe de gestão, vem a público manifestar profundo repúdio frente aos atos de racismo do qual foram vítimas duas servidoras, do nosso campus, Márcia Victória Silveira e Alba Cristina Santos Salatino.
Sabemos que o racismo é um problema estrutural e que a falta de um tratamento ativo a este problema permite a manutenção e reprodução de práticas racistas. Desta forma, a partir do conhecimento dos fatos, nosso campus tomou as medidas legais e institucionais para responsabilizar os autores das ações racistas, na convicção de que a igualdade e a justiça são pilares indissolúveis da Educação.
Reafirmamos nosso compromisso em criar espaços, apoiar atividades e subsidiar discussões com vistas ao direito à diferença, à equidade, ao empoderamento dos sujeitos. A educação das relações étnico-raciais deve ser um compromisso da educação para consolidar a democracia e pluralidade. É pedagógico informar e formar a toda a comunidade acadêmica que o racismo estrutural e institucional se enfrenta, por meio de medidas educacionais e pela força da lei.
Nossa profunda solidariedade às servidoras do nosso campus, que por vezes se dedicaram e se dedicam ao debate sobre as relações étnico-raciais e são protagonistas de ações e pesquisas no âmbito da promoção da igualdade, pelo direito da diversidade e defesa dos direitos humanos.
Racismo, não! Racismo é crime!