Início do conteúdo

Nota de repúdio


O Centro Estudantil Unificado (CEU) e o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) manifestam repúdio ante o ato criminoso ocorrido através do ataque virtual, com insultos e compartilhamento de imagens pornográficas, no dia 16 de março de 2021 durante a atividade “Mulheres no ativismo ambiental”, transmitida por meio de videoconferência.

Além de criar sentimento de desconforto, este ataque repulsivo de um grupo organizado de 10 pessoas atentou contra a integridade do evento que fazia parte da programação do mês da mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação promovida pelo CEU e NAAf do IFRS Viamão está alinhada com os princípios norteadores da Política de Ações Afirmativas do IFRS (Resolução Consup nº 022/2014) e com os valores institucionais definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, como equidade e justiça social, solidariedade, compromisso social e respeito à diversidade.

Os campi Rolante, Restinga, Porto Alegre e Viamão têm sido alvos constantes de ataques covardes durante suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas por meio de videoconferência. Identificamos que essas milícias virtuais operam, sobretudo, na tentativa de constranger de forma opressiva, preconceituosa e intolerante os participantes das ações institucionais e, com isso, ridicularizar e desqualificar importantes espaços de promoção das ações voltadas às temáticas dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs), Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGSs), Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABIs) e Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs). Tais ataques virtuais fazem parte da artilharia dos covardes em suas investidas contra as políticas institucionais do IFRS e, acima de tudo, contra a democracia.

Reafirmamos o compromisso do Núcleos de Ações Afirmativas do IFRS Viamão, em conjunto com o Centro Estudantil Unificado, de criar espaços, apoiar atividades e subsidiar discussões com vistas ao direito à diferença, à equidade, à igualdade e ao empoderamento dos sujeitos. Sabemos que crimes de ódio e incitação ao ódio passaram a fazer parte do cotidiano nas redes sociais e na vida pública nos últimos anos. No entanto, é preciso reconhecer que a normalização de tais situações pode legitimar o ódio difundido por estes grupos conservadores, radicais e opostos a um Estado democrático e diverso.

Nossa profunda solidariedade às mulheres protagonistas do evento, à equipe de organizadoras e organizadores, além de toda a comunidade que acompanhou a atividade on-line. A ação foi idealizada e realizada por mulheres estudantes, ativistas de movimentos sociais e de movimentos em defesa do meio ambiente. Apesar do nosso descontentamento em relação a mais um episódio de ataque, cabe salientar que o evento foi bem-sucedido na medida em que alavancou o debate ambiental no município de Viamão, tendo o protagonismo feminino como escopo.

Por fim, informamos que as medidas legais estão sendo tomadas para responsabilizar os autores das ações supracitadas.

 

 

Fim do conteúdo