Início do conteúdo

Nascentes do parque Saint´Hilaire são focos de pesquisas do Campus Viamão


Três projetos do IFRS Campus Viamão estão realizando estudos nas nascentes e de suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Parque Natural Municipal Saint´Hilaire de Viamão. Os estudos estão sendo coordenados pelos professores Robson Garcia da Silva (DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE NASCENTES DO PARQUE SAINT’HILAIRE DE VIAMÃO – ZONA NORTE), Adriano Andrejew Ferreira ( ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE NASCENTES DO PARQUE MUNICIPAL SAINT’HILAIRE DE VIAMÃO) e Rosana Serpa ( OCORRÊNCIA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM NASCENTES DO PARQUE SAINT’ HILAIRE DE VIAMÃO).

Os projetos também contam com uma equipe de nove professores pesquisadores da área ambiental e de três bolsistas dos cursos Técnico em Meio Ambiente e do Tecnólogo em Gestão Ambiental. As atividades estão sendo realizadas em parceria com a Prefeitura de Viamão, por meio da gestão do Parque, bem como com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), objetivando contribuir  para o Projeto Águas para o Futuro, do MPRS. O Águas para o Futuro tem como intuito identificar, monitorar e preservar as nascentes do Estado do Rio Grande do Sul, de modo a garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável hoje e no futuro.

Esses projetos vêm sendo desenvolvidos a partir de um projeto inicial, já executado, entre julho de 2022 e janeiro de 2023, que evidenciou uma situação ambiental preocupante em relação às nascentes e APP´s do Parque. Foi diagnosticado que, dentre quarenta (40) nascentes e APPs mapeadas e analisadas, vinte e quatro (24) estavam preservadas, doze (12) moderadamente preservadas e quatro (4) degradadas. Das nascentes degradadas, destaca-se a do Arroio Dilúvio, em que foi constatado poluição em razão do lançamento de esgoto, do despejo de resíduos sólidos na sua APP e processo de eutrofização – crescimento excessivo de plantas aquáticas por causa da alta concentração de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, provocando desequilíbrio no ambiente. Esses resultados foram apresentados à  Promotora Roberta Morillos Teixeira e também tiveram repercussão na mídia, conforme apresentado nas notícias abaixo:

“Poluição chegou às nascentes do Arroio Dilúvio, revela pesquisa inédita no Saint’Hilaire”: https://www.jornalja.com.br/ambiente/poluicao-chegou-as-nascentes-do-arroio-diluvio-revela-pesquisa-inedita-no-sainthilaire/;

“Meio ambiente: nascente do arroio dilúvio está poluída”: https://www.youtube.com/watch?v=J9WD3dJAEpc&t=2s;

“Quatro nascentes do Parque Saint’Hilaire estão degradadas, aponta pesquisa”: https://www.jornaldocomercio.com/geral/2023/02/1093407-quatro-nascentes-do-parque-saint-hilaire-estao-degradadas-aponta-pesquisa.html?fbclid=IwAR3DCSF8n5FNLl2Uz4W81NrfjHcuS8wdSc999mV0dnVgYzE43T0WCMUEiz4


Nascente apresentou poluição.

Fim do conteúdo