Meninas na ciência – aberta a seleção de estudantes para projetos de pesquisa e inovação

Está aberto o período de inscrições para o Meninas na Ciência. Trata-se da seleção de estudantes para atuar em projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Podem solicitar fomento os projetos que propiciem pesquisa colaborativa entre alunas do ensino fundamental de escola pública da região na qual o campus está situado e do ensino médio ou superior do Instituto sob a orientação de um servidor nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias ou matemática.

Será destinado o valor de até R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para a execução de até oito propostas aprovadas. Serão disponibilizadas até três bolsas por proposta, nas modalidades Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT) ou Bolsa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (BIDTI):

– Uma bolsa de 8 horas a uma aluna matriculada em 2024, até o penúltimo ano de curso de nível fundamental de escola pública;

– Uma bolsa de 12 horas a uma aluna matriculada em 2024, até o penúltimo ano de curso de nível médio ou até o penúltimo ano de graduação do IFRS;

– Uma bolsa de 12 horas a uma aluna matriculada em 2024, até o penúltimo ano de curso de nível médio ou até o penúltimo ano de graduação do IFRS (opcional).

Cada projeto pode ainda, solicitar o Auxílio Institucional à Produção Científica e/ou Tecnológica e à Inovação (AIPCTI) no valor máximo de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).

Inscrições de propostas

As submissões de propostas devem ser feitas pelo coordenador do projeto até 14 de julho de 2024, através do sistema SIGAA. A lista com todos os documentos necessários, assim como informações completas desse processo de seleção, estão disponíveis no Edital Poppi 13/2024.

Principais datas

• Divulgação das propostas homologadas – até 16/07/2024