Liberdade de Cátedra é tema de live da ADPERGS com o IFRS

Nesta segunda-feira, 31 de maio, às 18h30, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do RS, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), promove a live “Educação como Direito Humano: autonomia universitária e liberdade de cátedra como condições possibilitadoras do livre desenvolvimento da personalidade humana”. O evento é direcionado aos servidores e estudantes do Instituto Federal (IFRS).

A liberdade de cátedra é um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação que garante o direito ao professor de exteriorizar e de comunicar seus conhecimentos no exercício do magistério. Com base nestas legislações, o docente tem a liberdade de ensinar, não podendo sofrer constrangimento ou repressão por parte de terceiros.

Para debater o tema, foram convidados: o Defensor Público, mestre e doutorando em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor universitário na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Felipe Kirchner, e o Defensor Público, mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz.

A iniciativa faz parte do Projeto de Educação em Direitos da ADPERGS, que visa capacitar educadores para uma cultura de respeito aos direitos humanos, com vistas ao exercício da cidadania e no respeito às liberdades. A capacitação é realizada por Defensores Públicos, tendo como missão a promoção da educação em direitos à população.

Para participar, basta acessar o endereço do link: https://us02web.zoom.us/j/89278289820.