Início do conteúdo

IFRS participa do lançamento do Programa Paul Singer no RS


Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram, no dia 28 de julho, do lançamento estadual do Programa Paul Singer – Agentes de Economia Popular e Solidária. O evento foi realizado no auditório do SindBancários, em Porto Alegre.

A professora do Campus Viamão Josiane Krebs representou a Rede IF EcoSol na mesa de diálogo com organizações da economia solidária. A pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, integrou a mesa com representantes institucionais.

Também estiveram presentes Mérli Leal Silva, do Campus Viamão; Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, do Campus Canoas; Rudinei Muller, do Campus Restinga; Guilherme Brandt, do Campus Alvorada; e Jair Matias da Rosa, do Campus Bento Gonçalves.

O evento marcou o início da formação de 40 agentes que atuarão em territórios do Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover, fortalecer e expandir a Economia Popular e Solidária, incentivando e contribuindo para a formação de novos empreendimentos e coletivos e à qualificação dos já existentes. No total, o programa prevê a atuação de 500 agentes nas 27 unidades federativas do país. A proposta é desenvolvida pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

O secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, participou de forma remota. A Senaes foi representada presencialmente por Francisco José Couceiro de Oliveira.

Nomeado em homenagem ao economista Paul Singer (1932–2018), o programa foi instituído por meio da Lei nº 15.068, sancionada em dezembro de 2024. Após o lançamento, a formação presencial dos agentes foi realizada entre os dias 29 e 31 de julho, também em Porto Alegre.

Fim do conteúdo