Início do conteúdo

IFRS participa de evento de inovação e empreendedorismo em Porto Alegre


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) marcou presença no South Summit Brasil 2025, realizado de 10 a 12 de abril no Cais Mauá, em Porto Alegre/RS. Durante o evento, que teve como foco o empreendedorismo, a inovação e a conexão entre startups, investidores, empresas e instituições, o Instituto apresentou projetos, recebeu premiações e destacou os espaços makers e habitats de inovação de diversos campi.

Portal Integra foi apresentado como uma plataforma que tem o objetivo de conectar instituições de educação, ciência e tecnologia à sociedade e facilitar a formação de parcerias e o desenvolvimento de projetos de cooperação entre organizações públicas e privadas. A solução também busca atender às demandas dos arranjos produtivos, sociais e culturais, promovendo a articulação entre ideias, pessoas e inovação.

Já o ConectaRS (Rede de Implantação e Utilização de Espaços Makers Integrados em Ambientes Escolares) foi divulgado como um projeto voltado à implementação de espaços de aprendizagem com foco na prática e na colaboração. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IFRS, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto prevê a criação de espaços makers em 45 escolas públicas das regiões Sul, Metropolitana e da Serra do Rio Grande do Sul, além da capacitação de estudantes e servidores da rede pública estadual para o uso desses ambientes.

Um espaço de visibilidade 

Marcella Gonçalves dos Santos, egressa do curso de Administração integrado ao ensino médio, e Natalia de Abreu Euzebio, estudante do mesmo curso no Campus Osório, receberam o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho no dia 11 de abril. Elas são autoras do projeto de pesquisa “Estudo de extratos aquosos na inibição do agente causal do fungo que provoca a doença do tronco da videira”, desenvolvido no Instituto e premiado com medalha de ouro na Science Busker Festival, realizado em formato híbrido na África em julho de 2024.

Para quem esteve presente, a participação do IFRS no South Summit Brasil representa a oportunidade de mostrar o que o instituto  está fazendo e, ao mesmo tempo, colher ideias para novas criações. “Estar presente em um espaço dessa magnitude, um dos maiores eventos de inovação do Sul do país, permite apresentar o IFRS ao ecossistema de inovação. Também possibilita estabelecer conexões com outros atores, trocando ideias e experiências com instituições governamentais, empresas, universidades e demais instituições de ensino”, destacou Anderson Yanzer, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Instituto.

Ao longo dos três dias de evento também estiveram presentes no espaço: o PipaMaker (Campus Bento Gonçalves), a incubadora Socialtec (Campus Canoas), o Fablab (Campus Caxias do Sul), o Idealab (Campus Farroupilha), o Windmaker – Laboratório Maker (Campus Osório), o ITSR – Incubadora Tecnológica e Social (Campus Restinga) e o Centro de Integração Tecnológica – CITec CITec (Campus Rio Grande), além do Parque Científico e Tecnológico do IFRS,.

Sobre o South Summit Brasil 

O South Summit Brasil é um dos principais eventos internacionais voltados à inovação, empreendedorismo e geração de negócios. Realizado anualmente em Porto Alegre, o evento reúne startups, investidores, grandes empresas, governos e instituições de ensino e pesquisa para promover conexões estratégicas e fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras. Busca fortalecer o ecossistema de inovação na América Latina, criando um ambiente propício para a troca de ideias, apresentação de projetos e captação de investimentos, consolidando-se como uma vitrine global para novos talentos e iniciativas transformadoras.

Acesse o site do evento

 

 

Fim do conteúdo