Início do conteúdo

IFRS forma seis turmas da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional


Em 2025 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) formou mais seis turmas do Programa de Apoio à Oferta da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT).

Ao todo, 102 estudantes da EJA, de escolas das redes estadual e municipais de ensino, receberam seus certificados em cursos de qualificação profissional de Assistente Administrativo, nos campi Alvorada, Porto Alegre e Rolante; e de Operador de Computador, nos campi Canoas, Osório e Restinga.

Com o objetivo de ampliar o acesso, a permanência e a conclusão na EJA, o Programa busca ofertar uma educação integrada à formação profissional, alinhada aos arranjos produtivos locais. Nesta edição, o Programa contou com parcerias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e das prefeituras de Canoas, Porto Alegre e Taquara.

Para Timoteo Alberto Peters Lange, coordenador do curso de Assistente Administrativo, no Campus Porto Alegre, o curso proporcionou mais do que a aquisição de conhecimentos técnicos. “Foi um espaço de partilha de experiências de vida, com conteúdos integrados ao cotidiano dos estudantes, às suas vivências e às suas histórias individuais. Esse processo reforça o papel social da EJA, previsto na lei de Diretrizes e Bases da Educação, que assegura o direito à educação e à formação cidadã ao longo da vida.”, explica.

“Participar do curso me fez acreditar novamente na minha capacidade de aprender e crescer. O curso trouxe organização, conhecimento e motivação para planejar um futuro melhor, tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, relata Vanessa Conceição Feijó Alexandre, estudante do Curso de Assistente Administrativo, ofertado no Campus Alvorada.

 

Saiba mais

>> Formatura do Campus Alvorada

>> Formatura do Campus Canoas

>> Formatura do Campus Rolante

 

O programa no IFRS

Entre 2022 e 2025, participaram do Programa 11 campi do IFRS, com a oferta de 37 turmas, em parceria com a Seduc, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e as prefeituras de Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha, Ibirubá, Porto Alegre, Vacaria e Viamão.

Ao longo dos quatro anos de execução, o Programa contou com o apoio de 144 bolsistas. No período, foram matriculados 1.341 estudantes, dos quais 669 foram concluintes.

Outra ação do Programa foi a oferta de dois cursos de formação continuada na área da EJA, com 4.720 concluintes. Para Greicimara Vogt, Coordenadora Pedagógica do Programa, os  números  surpreenderam e afirmam a relevância da abordagem  das formações  debatendo metodologias e  avaliação voltadas para a modalidade, diversidades e mundo do trabalho, assuntos que permeiam a vida dos estudantes da EJA e consequentemente despertam interesse nos educadores.

Fernando Lóris Ortolan, coordenador do Programa no IFRS, destaca que todos os cursos ofertados contaram com apoio de material pedagógico e alimentação. “Os cursos de qualificação profissional proporcionaram uma formação de qualidade, com impacto positivo nas trajetórias pessoais e profissionais dos estudantes, favorecendo uma melhor inserção no mundo do trabalho e possibilitando que conhecessem o IFRS e vislumbrassem a continuidade de seus estudos na instituição”. O coordenador ressalta, ainda, que o Programa fortaleceu as parcerias com as redes estadual e municipais de ensino, promovendo o diálogo, o debate e a integração entre a Educação de Jovens e Adultos e a educação profissional.

 

 

 

Fim do conteúdo