IFRS faz parceria com o Ministério da Justiça para ofertar educação profissional a egressos do sistema prisional

Em 2019, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) colocará em prática o Projeto Alvorada, que objetiva promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Justiça e vai ofertar cursos de formação profissional aos ex-apenados para fomentar oportunidades de qualificação ao mundo do trabalho.

A ação é conjunta entre Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFRS, o Departamento Penitenciário Nacional, Ministério Público Federal e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Três campi serão responsáveis pela sua execução do projeto: Alvorada, Porto Alegre e Viamão, que contarão com o aporte financeiro do Fundo Penitenciário Nacional no valor de R$743.528,28, destinado a pagamento de bolsas para estudantes e servidores. A ação terá início em fevereiro de 2019, com duração de 18 meses, em uma primeira turma formada por 30 estudantes. Os cursos ainda serão divulgados.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini, espera-se promover a inclusão cidadã desses egressos do sistema prisional por meio de um processo pedagógico que alia ações de capacitação para o trabalho, formação humanista e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de autonomia, responsabilidade, e habilidades relacionais necessárias para o convívio social.