IFRS
IFRS e Universidade Joaquim Chissano de Moçambique firmam parceria de desenvolvimento
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) assinou um memorando de entendimento com a Universidade Joaquim Chissano (UJC), de Moçambique, durante a visita de uma delegação da instituição africana ao Brasil, ocorrida na última semana.
O documento estabelece as bases para que, a partir de agora, as duas instituições avancem em planos de trabalho mais detalhados, com metas, objetivos e cronogramas definidos. “O próximo passo é identificar as demandas da Universidade e alinhá-las à capacidade de atendimento do Instituto, avançando para cooperações práticas”, destacou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Lucas Coradini.
Interesse em inovação e tecnologia
A delegação da UJC veio ao Rio Grande do Sul após demonstrar interesse na estrutura de inovação do IFRS, especialmente no Integra, portal que conecta pesquisadores e serve como vitrine tecnológica da instituição. Os representantes manifestaram a intenção de implementar a ferramenta em seu país, ampliando a integração de pesquisadores e projetos.
Durante a agenda no Instituto, a comitiva visitou o Poalab, no Campus Porto Alegre, participou de reunião com as pró-reitorias da instituição, conheceu o trabalho realizado pelo Centro de Tecnologia Assistiva (CTA) e também esteve no Campus Bento Gonçalves. A visita foi encerrada no Parque Tecnológico e no polo de produção audiovisual de Educação a Distância (EaD), localizados junto ao Campus Viamão.
A comitiva foi composta pelo vice-reitor da UJC, Paulo Mateus Uache; pelo diretor científico, Sérgio Mateus Gomes; pelo diretor do Centro Tecnológico de Ensino a Distância, Emmanuel Jovo; pelo diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia e seu adjunto, Aníbal Faiane e Olídio Mandlate; e pela coordenadora do Departamento de Formação da Escola Diplomática, Elisa Salaúde. As atividades ocorreram entre os dias 14 e 19 de setembro de 2025.
Universidade Joaquim Chissano
A Universidade Joaquim Chissano (UJC) é uma universidade pública moçambicana, multicampi, sediada em Maputo. Surgiu da fusão do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e do Instituto Superior de Administração Pública (ISAP), em meio às reformas no ensino superior do país ocorridas entre 2018 e 2019.
Com quatro campi, oferta os cursos de Relações Internacionais e Diplomacia, Engenharia de Tecnologias e Sistemas de Informação (Laboral), e Administração Pública, sendo a responsável pela formação dos quadros de governo e de diplomáticos do país. Atualmente, busca ampliar sua internacionalização e consolidar parcerias acadêmicas.