Início do conteúdo

[IFRS Contribui] Você tem controle do seu negócio?


(Conteúdo criado por IFRS Contribui)

Muitas empresas não sabem, mas vendem produtos ou serviços que não dão retorno financeiro. Literalmente pagam para trabalhar!

Conhecer os custos de cada um dos produtos ou serviços vendidos é vital para que o preço cobrado seja adequado. Estes custos envolvem os materiais utilizados, a mão de obra, os equipamentos e o local envolvidos na fabricação ou na prestação do serviço. Os materiais são mais fáceis de se apurar o custo, pois são comprados por determinado valor e utilizados em certa quantidade. Basta fazer uma proporção e incluir alguma perda envolvida. Já os demais itens exigem que a empresa saiba quanto está gastando mensalmente, para poder apurar quanto custa a operação por mês, por semana, por dia e por hora. Isso é necessário porque o produto ou serviço será mais caro ou mais barato dependendo do tempo que ele exige para ficar pronto. Se para fazer um produto o operador leva 1 mês inteiro, então todo o salário e encargos desse operador estará no custo do produto. O mesmo vale para os equipamentos envolvidos na operação.

Determinados os preços dos produtos e serviços, agora é necessário avaliar se a empresa como um todo está com as finanças em dia. Para isso, é necessário um controle financeiro com todas as entradas e saídas de valores. É preciso que seja um controle único, independente se a empresa possui conta em múltiplos bancos ou usa múltiplos meios de pagamentos. Toda a movimentação financeira precisa estar concentrada e ser vinculada em um único local de controle de despesas e receitas. Isso vai permitir que a empresa saiba ao final de um ano, de um mês ou de uma semana se o saldo foi positivo ou não. Além disso, poderá avaliar quais itens estão afetando mais este fluxo de caixa e poderá se preparar para despesas programadas.

O fluxo de caixa vai indicar se a precificação feita foi adequada para os custos da empresa e para o volume de vendas que ela tem alcançado. O importante é que com esse controle o resultado não fica escondido, permitindo que o empreendedor realize um plano de correção, que pode envolver questões financeiras diretamente (como o custo dos insumos), mas também ações em outras áreas, como Marketing, Gestão de Pessoas ou Produção. O que não pode é o empreendedor trabalhar no escuro, sem informações para orientar as suas ações.

Confira o link para uma planilha de acompanhamento de fluxo de caixa, formação de preços e gestão de estoques: https://bit.ly/IFRSContribuiFluxodeCaixa.

Faça uma cópia para sua empresa e comece hoje mesmo a utilizá-la!

 

Saiba mais sobre o IFRS Contribui
IFRS Contribui tem como objetivo auxiliar autônomos, pequenos empreendedores, cooperativas e demais vocações sociais e produtivas locais de Viamão neste momento crítico, causado pela pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus). São publicações com dicas, sugestões e melhores práticas relacionadas à área de gestão, elaboradas com o apoio técnico do Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração (NIPA).

Saiba mais: ifrs.edu.br/viamao/ifrs-contribui

 

 

 

 

Fim do conteúdo