IFRS Contribui
[IFRS Contribui] Demissão na pandemia da Covid-19: problema ou solução?
(Conteúdo criado por IFRS Contribui)
Em tempos de pandemia, como em outros momentos de crise, a demissão aparece como uma alternativa para empregadores e pode gerar medo em trabalhadores. Mas seria essa a melhor alternativa? Vamos refletir sobre suas possíveis consequências:
- Perda financeira em termos do investimento efetuado em recrutamento, seleção, manutenção, treinamento e desenvolvimento dos empregados; e do investimento para novos funcionários no retorno das atividades;
- Perda em termos psicológicos, pelo sentimento que a demissão pode causar de que as pessoas não têm valor para a organização que gera desmotivação.
Mas qual seria a solução? Confira algumas alternativas:
- Negociação entre trabalhadores e empregadores, permitida em lei quanto a salários, férias coletivas e ou antecipadas, aposentadoria antecipada, PDV, entre outros;
- Parcelamento e adiamento do pagamento dos funcionários;
- Busca de alternativas de negócio para realocação de pessoal ou utilização da mão de obra em atividades remotas;
Em resumo, a política de demissões requer transparência e pode gerar mudança no sistema de recompensas, de forma que os trabalhadores percebam o esforço para superar a crise sem desmerecê-los. Afinal, serão aliados para a retomada organizacional.
Fonte: Demissão na pandemia do corona vírus (insight): problema ou solução?
Saiba mais sobre o IFRS Contribui
O IFRS Contribui tem como objetivo auxiliar autônomos, pequenos empreendedores, cooperativas e demais vocações sociais e produtivas locais de Viamão neste momento crítico, causado pela pandemia do COVID-19 (novo Coronavírus). São publicações com dicas, sugestões e melhores práticas relacionadas à área de gestão, elaboradas com o apoio técnico do Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração (NIPA).
Saiba mais: ifrs.edu.br/viamao/ifrs-contribui