Início do conteúdo

IFRS Campus Viamão participa da Mostra de Projetos de Arte e Cultura na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participou, em 3 de novembro, da Mostra de Projetos de Arte e Cultura do IFRS, realizada na programação da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento reuniu apresentações de diferentes campi da instituição e destacou a diversidade das produções artísticas e culturais desenvolvidas no IFRS.

Entre as atividades apresentadas pelo Campus Viamão estiveram o lançamento do Programa Circula Leitura IFRS, iniciativa voltada à promoção da leitura, da escrita e da produção criativa, que também busca fortalecer a cadeia produtiva do livro no Estado.

A programação incluiu a apresentação de slam (poesia falada) da estudante Valentina Duarte dos Santos, com texto autoral, e a performance artística “O Agora Periférico”, que abordou questões sociais e culturais sob a perspectiva da juventude das periferias.

O campus também levou ao palco duas obras teatrais: “Confissões”, resultado do projeto de extensão Leituras Elásticas, e “Exuzilhar”, do projeto de extensão Sarau Cultural. As encenações trataram de temas como identidade, diversidade e expressão artística, reafirmando o papel da arte como instrumento de reflexão e transformação social.

O evento contou com a presença do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; da pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Lucas Coradini; do pró-reitor de Ensino, Fábio Azambuja Marçal; da pró-reitora adjunta de Extensão, Elizete Cristina dos Santos; da assessora de Arte e Cultura do IFRS, Lilian Cláudia Xavier Cordeiro; e da coordenadora do Sistema de Bibliotecas do IFRS, Luciana Alves Santini. O Campus Viamão foi representado pela diretora-geral, Maíra Baé Baladão Vieira, e pelos servidores Alexsander Lemos Ferreira, Ana Paula Cecato de Oliveira e Ana Paula Ferreira Alves.

Também estiveram presentes a diretora-geral do Campus Alvorada, Ademilde Irene Petzold Prado; o coordenador de implantação do Campus Zona Norte, Amilton de Moura Figueiredo; e o diretor de Ensino do Campus Restinga, Mario Augusto Correia San Segundo, que representou a Direção-Geral. Também estiveram presentes, além dos citados, servidores da Reitoria e de demais campi do IFRS.

Entre os representantes de instituições parceiras e entidades externas estiveram o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Filipe Xerxeneski da Silveira; o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, e a coordenadora da Área Infantil e Juvenil, Sônia Zanchetta; o representante do Clube dos Editores do RS, João Carneiro; a representante da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários e da Beabah – Rede de Bibliotecas Comunitárias do RS, Bianka Maduell; a representante do Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – Cirandar, Vanessa Ammes; e a coordenadora da Biblioteca Fábrica do Saber, de Novo Hamburgo, Milene Barazzetti Machado.

Participaram das atividades os estudantes do IFRS Campus Viamão: Ana Karolina Athaide Ventura, Ana Mikaela Pereira Ribeiro, Anaí Diênifer Torales de Oliveira, Augusto José Rodrigues da Silva, Bianca Santos de Oliveira, Brenda da Rosa Souza, Caio Brasil Padilha, Carlos Guilherme da Silva, Daniel Barbosa Silva, Eduarda Caroline Cichowicz Buzanello, Eduarda Ferreira do Nascimento, Fabiane Ávila de Azevedo, Filipe Régio de Ávila, Gabriely Lirio Melo, Isabella Graboski Corrêa, Isadora de Almeida Grimminger, Katryne Ferreira da Rosa, Lucas de Souza Longarai, Luisa Prado dos Santos, Luiza Quevedo de Fraga, Maria Vitória de Mello Rodrigues, Matheus Emerson Serra, Miguel Duarte Cardozo, Pietra Miler Lima de Melo, Raiane de Mello Mocelin, Thaynan Rafael Glaeser da Silva, Valentina Duarte dos Santos e Wellington Barbosa da Silva.

A participação foi organizada por meio de projetos de extensão e contou com o envolvimento de servidores e estudantes dedicados ao fomento da cultura no IFRS. A presença do campus reafirma o compromisso do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul com a promoção da arte e da cultura como dimensões essenciais da educação pública e inclusiva.

Fim do conteúdo