Estude no IFRS: Vem aí a seleção para começar um curso gratuito no segundo semestre

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai ofertar vagas em cursos técnicos e superiores de graduação para começar a estudar no segundo semestre de 2023. Se você tem interesse, fique atento: os campi e as opções de cursos (todos gratuitos) serão divulgados nos próximos dias.

Importante saber:

– Para estudar no IFRS é preciso passar por uma seleção (Processo Seletivo de estudantes), que varia conforme o curso e o campus de interesse, podendo ser sorteio entre os inscritos, prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

– Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção é cobrada uma taxa. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 17 a 25 de abril de 2023.

– Haverá inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública; pessoas com deficiência; pretos, pardos e indígenas; e para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

– Os cursos técnicos e de graduação do IFRS são presenciais.

Como participar e principais datas do Processo Seletivo 2023/02:

Os documentos com informações e detalhes sobre a seleção (editais) serão divulgados neste mês de abril. Até lá, saiba quais são as principais datas:

• Publicação do edital com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 17 de abril de 2023
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 17 a 25 de abril de 2023
  • Publicação do edital com informações detalhadas sobre a seleção de estudantes – 27 de abril de 2023
  • Período de inscrições para a seleção – 27 de abril a 08 de maio de 2023
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de junho de 2023
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 07 de junho de 2023

📍 Para acompanhar as novidades do processo de seleção acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.