Encerramento do Salão do IFRS teve emoção e destaque ao tema “Mulheres na Ciência”

A maior edição do principal evento científico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) terminou no sábado, dia 24 de novembro de 2018. Após dois dias de centenas de trabalhos de pesquisas, ensino, extensão e inovação apresentados e de talentos em arte e cultura, a hora do encerramento do 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino teve emoção.

No primeiro momento, o banda ComboS, do Campus Sertão, apresentou releituras de músicas como: Another Brick in the Wall (Pink Floyd), Dia Especial (Cidadão Quem), medley entre Stand By Me (John Lennon) e Pais e Filhos (Legião Urbana), entre outras canções. A apresentação do grupo encerrou-se com um coro de palmas embalados pela canção Maria Maria (Milton Nascimento/Elis Regina).

Para enfatizar o tema central desta edição, “Mulheres na Ciência”, gestoras da Reitoria fizeram as falas de encerramento: as pró-reitoras de Administração, Tatiana Weber; de Extensão, Marlova Benedetti; e a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marilia Bonzanini Bossle. Elas citaram destaques desta edição: como as salas cheias para assistir às apresentações; o clima de integração; a qualidade dos trabalhos e o envolvimento dos estudantes de Ensino Médio; o crescimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Tatiana, que é também reitora substituta, afirmou que o Salão mostra que o IFRS está no caminho certo e disse contar com a comunidade acadêmica para o IFRS continuar atuando no sonho de um país justo, com um ensino público, gratuito e de qualidade cada vez mais forte.

Em seguida, houve uma homenagem aos 10 anos do IFRS. Nos dois dias de evento, os participantes escreveram mensagens, desejos e expectativas para a próxima década da instituição, os quais foram depositados em uma “cápsula do tempo”. No encerramento do Salão, o reitor, Júlio Xandro Heck, convidou os integrantes da gestão para lacrarem a cápsula, que será enterrada e aberta no ano de 2028.

O 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS contou com aproximadamente 900 estudantes e servidores dos 17 campi reunidos no Campus Bento Gonçalves nos dias 23 e 24 de novembro de 2018. Foram realizados, simultaneamente: 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), 6º Seminário de Extensão (Semex), 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), 3º Seminário de Pós-graduação, 3º Seminário de Internacionalização, Mostra de Inovação e Tecnologias, Mostra de Arte e Cultura, Sessão de Indissociabilidade, Mostra Baja e Espaço 10 anos do IFRS, além de parte do Desafio Criativo.

Será divulgada nos próximos dias a relação dos trabalhos avaliados como destaques e os escolhidos para participarem da 5ª Jornada Científica do Sul, em Concórdia, Santa Catarina, no início de dezembro deste ano.