Danos causados pelas chuvas nas unidades do IFRS serão recuperados com crédito extraordinário do MEC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) dará início à recuperação de danos causados nos campi pelas recentes chuvas e alagamentos. A instituição vai receber um crédito extraordinário do Ministério da Educação (MEC), inicialmente no valor de R$ 2,47 milhões, conforme a Medida Provisória 1.223, de 23 de maio de 2024.

As ações imediatas incluem reparos nos telhados, em infiltrações e na parte elétrica; limpeza de áreas alagadas; e restabelecimento de água, energia elétrica e internet. O valor custeará ainda o reparo ou a compra de equipamentos e mobiliários danificados.

Do recurso total, há também uma destinação específica ao Campus Canoas, de R$ 379,94 mil. O campus vem sendo utilizado como abrigo para vítimas das chuvas desde o dia 4 de maio e chegou a acolher 576 pessoas e mais de 50 cães e gatos. Com essa atuação, foi necessário realizar um aditivo no contrato de vigilância e houve um acréscimo considerável nos consumos de energia elétrica e água.

Próximos passos

Na quinta-feira, 23 de maio de 2024, os diretores de Administração e os coordenadores de Infraestrutura do IFRS reuniram-se para definir os próximos passos para a recuperação dos prejuízos das chuvas e as orientações para a execução dos projetos. Os recursos serão monitorados em um Plano Orçamentário específico, com o objetivo de garantir transparência e eficácia na aplicação. Além disso, será criada uma página específica no site do IFRS para divulgar o andamento das execuções financeiras, permitindo que a comunidade acompanhe as etapas da recuperação.

A liberação do crédito extraordinário é uma resposta do MEC às solicitações enviadas de forma conjunta pelos Institutos Federais gaúchos. O IFRS demandou o total de R$ 11,38 milhões para recuperação de infraestrutura, a partir do levantamento realizado pela Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) junto aos campi atingidos pelas chuvas intensas e alagamentos. Segundo informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério, os valores serão liberados gradualmente, por meio de Medidas Provisórias (MPs), priorizando as demandas de acordo com a urgência.

Além desse montante para obras e serviços nas unidades, o Instituto solicitou outros R$ 6,96 milhões ao MEC, para pagamento de auxílios aos estudantes.