Início do conteúdo

Formação em Agroecologia


Perfil Profissional:

O curso de Especialização em Agroecologia e o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Transformação Territorial: Auxiliar em Agroecologia visam formar profissionais providas(os) de senso crítico e habilidades para contribuir no desenvolvimento de sistemas agroecológicos. Ao potencializar capacidades criativas, o curso se torna um caminho para a construção de recursos contextualizados às realidades locais, visando a atuação em territórios urbanos e rurais. Ao mesmo tempo, a formação em Agroecologia estimula a pesquisa e os processos participativos a partir de problemas concretos, lançando, assim, as bases teóricas e práticas para contribuir com o desenvolvimento regional sustentável. Importante mencionar que esta formação é uma iniciativa multicampi entre Campus Viamão, Alvorada, Restinga e Canoas do IFRS.

Pós-graduação Lato Sensu em Agroecologia

Título: Especialista em Agroecologia

Requisitos para ingresso e público prioritário: graduados em qualquer área e que tenham interesse na temática

Modalidade: presencial

Quantidade de vagas: 30 vagas

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Milena Silvester Quadros
(Portaria N° 146, de 2023)

 

Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agroecologia

Título: Agente de Transformação Territorial: Auxiliar em Agroecologia

Requisitos para ingresso e público prioritário: não graduados que tenham concluído o ensino fundamental (1° ao 5° ano completo) e tenham alguma atuação ou interesse em agroecologia

Modalidade: presencial

Quantidade de vagas: 10 vagas

Coordenação: Prof. Dr. Vanderlei Franck Thies


Carga horária do curso:
375 horas (405 horas com o TCC)

Duração: 1 ano e meio

Horários e dias das aulas: De segunda à quinta das 18h40 às 22h10. Eventualmente poderá ter aula aos sábados (saída de campo).


Metodologia:

Partindo de uma organização curricular precursora, a formação em Agroecologia prevê o ingresso em uma mesma turma de dois perfis de estudantes (graduados e não-graduados), resultando em certificações distintas. A/O estudante que ingressar na modalidade FIC obterá, ao final do itinerário formativo, o certificado de Formação Inicial e Continuada (FIC). A/O estudante que ingressar na modalidade de Especialização receberá o diploma de especialista em Agroecologia. A intenção é que possamos potencializar um campo de interlocução de saberes no qual o conhecimento popular esteja no mesmo plano de inteligibilidade e relevância dos conhecimentos acadêmicos.

Do ponto de vista da concepção teórico-metodológica, o curso baseia-se em três pressupostos: a) prevalência de referências histórico-crítica; b) análise do processo histórico que direciona à valorização dos territórios e da cultura locais; c) crítica ao processo de desenvolvimento de base exclusivamente econômica. Esta base conceitual estrutura uma metodologia que valoriza a práxis e a interlocução da(do) estudante com seus lugares de vivência. Para este desafio, o percurso formativo conta com um Tempo-aula cumprido na instituição e um Tempo-comunidade onde (as)os estudantes serão conduzidas(os) a construir seus planos de ação no território.

E-mail:  [email protected]


Documentos:


PROCESSO DE SELEÇÃO 2023  – https://ifrs.edu.br/viamao/editais/


 

Última atualização em 15/08/2024

Fim do conteúdo