Início do conteúdo

Curso sobre educação escolar quilombola voltado a profissionais de ensino recebe inscrições


Estão abertas, de  17 a 23 de dezembro de 2025, as inscrições para o curso de extensão gratuito “Mestre Faustino: Ancestralidade e oralidade nas rezas dos ensaios de Pagamento de Promessas no Quilombo Vovô Virgilino”. O curso é direcionado a profissionais da área de ensino da rede pública e estudantes de licenciatura. O curso  busca capacitar os participantes em educação escolar quilombola e para as relações étnico-raciais. A promoção é da Assessoria de Relações Étnico-raciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a partir do projeto aprovado no Edital IFBA  41/2025 – Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais, com recursos do Ministério da Educação – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

As atividades serão realizadas de 12 de janeiro a 11 de abril de 2026, em 60 horas, sendo metade presencial e metade a distância (EaD). As aulas EaD estão previstas para segundas-feiras à noite. As atividades presenciais ocorrerão em alguns sábados, pela manhã e à tarde, no Campus Viamão do IFRS (Rodovia Tapir Rocha, 7.000 –, bairro Querência). Haverá também uma visita técnica e de vivência na comunidade quilombola Vovô Virgilino, no município de Tavares.

Todas as informações estão disponíveis no Edital da Pró-Reitoria de Extensão nº 42/2025, assim como o link do formulário de inscrições.

Conteúdos previstos

O curso é organizado em dois módulos:

– Módulo I: Comunidades Quilombolas, resistências, espiritualidade e ética comunitária. Serão estudados os elementos históricos e teóricos  da concepção de um quilombo, atualizações conceituais,  constituição de território e comunidade. Os participantes vão conhecer a ética comunitária dos povos tradicionais, culinária e expressões de espiritualidade local.

– Módulo II: Ginga, reza e oralidade na comunidade Vovô Virgilino. Os conteúdos vão apresentar a oralidade como meio de transmissão do conhecimento, textos e contextos de  histórias e saberes de mais de 200 anos atrás, que são passados de geração em geração por meio da ginga e reza, caracterizados no ritual dos Ensaios de Promessas na comunidade Vovô Virgilino.

 

 

 

Fim do conteúdo