Início do conteúdo

Cultura, debate e reflexão: Campus Viamão realiza atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra


O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), por meio do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf), promoveu nos dias 16, 21 e 27 de novembro uma série de atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra. A programação incluiu eventos nos períodos da manhã, tarde e noite.

No dia 16 de novembro, à tarde, ocorreu um debate e degustação de comida quilombola, abordando temas como comida ancestral, alimentação saudável e religiosa, realizado pelo EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno).

Já em 21 de novembro, no período da manhã, teve lugar uma roda de conversa, seguida por uma palestra com a Deputada Estadual Laura Sito.

 

Na parte da tarde, foi realizada uma conversa sobre o legado da professora do IFRS – Campus Viamão, Karla Guterrez, com participação de Richard Alves, companheiro de vida da docente. Além disso, houve a exibição do curta-metragem “O Centenário da Minha Bisa”, produzido por Cristyelen Ambrozio, egressa do curso Tecnólogo em Produção Multimídia do Campus Alvorada, premiado no Festival de Cinema de Gramado de 2023.

A tarde foi encerrada pelo grupo teatral viamonense Leva Eu, com a apresentação da peça “Negreiros: histórias que a história não conta”, com atuação de Juliano Felix e interpretação de Libras de Lucas Terres. Em seguida ocorreu uma conversa com elenco, com a preparadora corporal e assistente de direção, Alessandra Souza e com o diretor Igor Ramos. A noite foi dedicada à apresentação da mesma peça teatral, com um segundo momento de conversa.

No dia 27 de novembro, no período da tarde, a programação incluiu a iniciativa “Tudo que nós tem é nós”: Experiência Afrocientista e representatividade negra, seguida por uma roda de conversa com a Deputada Federal Reginete Bispo.

 

 

 

Fim do conteúdo