Cinco projetos do IFRS voltados à inovação são contemplados em editais nacionais

O IFRS foi contemplado em editais nacionais de apoio com cinco diferentes projetos voltados a estimular a inovação e o empreendedorismo.

No Edital IFMaker, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), foram três projetos do IFRS selecionados, conforme resultado preliminar publicado no Diário Oficial da União. São eles o PIPA IFmakeRS – Pesquisar, Inovar, Prototipar e Aprender, do Campus Bento Gonçalves; WindMaker: uma proposta de espaço maker no IFRS Campus Osório; e Lab IFMaker Ibirubá: construindo ideias e conhecimento, do Campus Ibirubá. O objetivo do edital é apoiar a criação de Laboratórios IFMaker nas unidades acadêmicas da Rede Federal, por meio da aquisição de equipamentos. Nos Lab IFMaker poderá ser estimulada a aprendizagem baseada em projetos como suporte ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o aluno seja protagonista. Além disso, há um estímulo ao envolvimento com as necessidades da sociedade; à promoção de iniciativas de incentivo à criatividade, inovação e empreendedorismo.

No edital do Conif em parceria com a Anprotec referente ao Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal o IFRS teve dois projetos contemplados. Um deles é o Click, Laboratório de Inovação do Campus Bento Gonçalves, concebido com intuito de estabelecer um ambiente que favoreça os servidores e estudantes na articulação de ações de extensão, ensino e pesquisa no formato de um Laboratório de Inovação. O outro é a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e entorno (ITESS), um ambiente de empreendedorismo sediado no Campus Viamão que visa estimular a criação e dar suporte ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica com princípios de economia solidária e sustentabilidade.