Início do conteúdo

Carta de manifestação do NAAf


Diante do caso inaceitável de racismo institucional praticado por uma aluna atacando duas colegas servidoras do IFRS Campus Viamão, ocorrido entre os dias 27 e 28 de novembro, o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão vem prestar solidariedade às colegas expostas a tal constrangimento e externar sua inconformidade e repúdio diante de qualquer forma de discriminação, destacadamente o racismo em todas as suas manifestações. Desta forma, manifestamos toda a nossa solidariedade e apoio aos servidores que foram vítimas desses ataques.

É necessário demonstrar nossa indignação e tomar uma posição firme na inaceitabilidade de qualquer forma de racismo e da desumanização de outra pessoa. Não é possível que  uma instituição de ensino aceite que situações deste tipo continuem acontecendo dentro dos espaços institucionais tanto com nossos estudantes quanto com os servidores. Em pleno 2023, já não se pode ignorar a necessidade de que cada cidadão seja capaz de se colocar no lugar do outro, de ter alteridade em relação ao próximo. Não precisa doer em si, mas se dói em alguém é preciso respeitar esta dor e não diminuí-la ou ignorá-la.

Cabe lembrar que o racismo é crime, tipificado na Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, a qual classifica como uma violação de direito ofender a dignidade ou o decoro da pessoa humana em razão de raça, cor ou etnia. E a partir da Lei nº 14.532, de 11 de janeiro de 2023, essa transgressão pode resultar em pena de reclusão de dois a até cinco anos, além de multa. Como cidadãos que somos, é preciso nos posicionarmos contra esse tipo de delito e denunciá-lo aos órgãos e instâncias cabíveis, fiscalizando sua atuação para que façam cumprir o disposto em lei.

Sendo assim, reiteramos nosso apoio às servidoras pela violência sofrida, em toda a sua simbologia, e, enquanto Núcleo de Ações Afirmativas, esperamos que as servidoras sintam-se acolhidas e respeitadas por nossa comunidade acadêmica e, acima de tudo, que se faça valer o previsto na lei.

Viamão, 18 de dezembro de 2023.

Núcleo de Ações Afirmativas do Campus Viamão.

Fim do conteúdo