Início do conteúdo

Campus Viamão realiza IV Semana do Meio Ambiente e II Semana da Alimentação Orgânica


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveu, de 26 a 28 de junho de 2018, a IV Semana do Meio Ambiente e II Semana da Alimentação Orgânica, juntamente com o I Fórum de Gestão Ambiental. O evento teve como objetivo integrar as comunidades internas e externas ao Campus Viamão por meio de palestras, debates, oficinas e da alimentação orgânica.

No primeiro dia de atividades, ocorreram as palestras “A contribuição dos povos indígenas para a preservação do ambiente e alimentação saudável: o exemplo dos Guarani”, com a antropóloga da Emater, Mariana de Andrade Soares, e “Gestão Ambiental no município de Viamão”, com o secretário municipal de Meio Ambiente, Gilberto Fraga.

No dia 27 de julho foram realizadas as palestras “Resíduos de Medicamentos e a Responsabilidade Socioambiental”, com a especialista em gestão de Resíduos Sólidos, Maria Caravagio Nunes e “A gestão de resíduos sólidos, tecnologias aplicadas e seu licenciamento ambiental”, com o chefe do departamento de Controle e Licenciamento da Fepam, Renato Chagas.

No dia 28, as palestra foram “Empresas Sustentáveis”, com Mário Pereira (Empresa Villaget) e Empresas Sustentáveis, com Nelsa Nespolo (Justa Trama). Neste dia ocorreu também um café agroecológico com produtos orgânicos e de cooperativas de Viamão.

Foram realizadas as oficinas : Alimentação Guarani; Artesanato com materiais recicláveis; Plantas em pequenos espaços; Alimentação saudável e segurança alimentar; Sabão líquido com óleo de cozinha usado; Receitas sem desperdício; Compostagem; Homeopatia e Fitoterapia como alternativas no manejo Agroecológico de alimentos; e Projeto Biodigestor.

 

Fim do conteúdo