Campus realiza cerimônia de certificação do curso de Lideranças para gestão de hortas comunitárias agroecológicas

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveu, no dia 1º de dezembro, no auditório, a cerimônia de certificação de 39 alunas do curso de Formação de Lideranças para gestão de hortas comunitárias agroecológicas para geração de renda, segurança alimentar e emancipação de mulheres na região metropolitana de Porto Alegre.

Compuseram a mesa de honra: o Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Viamão, Alexsander Ferreira e a coordenadora do curso, professora Milena Silvester Quadros. Estiveram presentes as docentes do curso: Cíntia Barenho, Lenara Mingues, Simone Borges, Susana Oliveira, Zade Zaro e Raquel Fronteira, sendo esta última também mestre de cerimônias do evento. Foram homenageadas: Alessandra Garcia de Sousa, Cintia Pereira Barenho, Luciana Raldi e Roberta Souza Vieira.

Participaram da cerimônia: Claudio Fioreze, coordenador de Extensão do IFRS Campus Viamão e do Programa EcoViamão; Carina Kunze Rosa, assessora da deputada Fernanda Melchiona; Vereadora Fátima Maria; Roberta Souza Vieira, coordenadora do Projeto Social Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania (REDIPASC); Alessandra Garcia de Souza, do Coletivo Irmandade por todas as vozes; alunos e servidores do campus.

O curso de formação teve início em 21 de agosto de 2023 e uma carga horária de 150 horas, com aulas das 13h15 às 17h15, nas segundas e quartas-feiras. O projeto visou promover a formação em gestão coletiva de horta comunitária para geração de renda e segurança alimentar articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social e estimular a inclusão educacional, produtiva e cidadã de mulheres.