Campus Viamão
Campus Viamão realiza aula inaugural do curso “Empoderamento Feminino: Confecção de Bolsas Artesanais” do Programa Mulheres Mil
O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou, em 18 de setembro, a aula inaugural do curso de extensão “Empoderamento Feminino: Confecção de Bolsas Artesanais”, promovido no âmbito do Programa Mulheres Mil. A atividade marcou o início da formação, voltada a mulheres a partir de 16 anos, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social.
A cerimônia contou com representantes do IFRS Campus Viamão, entre eles a diretora de Administração e Planejamento, Rafaela Dionísio, e a coordenadora de Extensão, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, que também atua como docente no curso. A equipe contou ainda com a supervisora do curso, Priscila Silva Esteves, e a coordenadora adjunta, Janaina Barbosa Ramos. Também estiveram presentes os professores Jorge Alberto Lago Fonseca, Jussara Silveira Conceição, Lilian Zimmermann de Freitas, Maria Salete Hoffschneider, Michele Pinheiro Ferreira e Silvana Manske Nunes.
Durbe Marli da Costa Petry, ex-aluna do IFRS Campus Viamão que já concluiu cursos do Programa Mulheres Mil e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), também participou. Ela relatou sua experiência como estudante e destacou a relevância da iniciativa em sua trajetória, além de enfatizar o papel do Comdim na defesa dos direitos das mulheres em Viamão.
O curso tem 160 horas de duração e será desenvolvido de setembro a dezembro de 2025. As aulas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, no turno da manhã (das 8h às 12h15) ou da tarde (das 13h às 17h15). A turma reúne 25 participantes e, ao final, as concluintes que obtiverem aprovação e frequência mínima de 75% receberão certificado.
Sobre o Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil é uma ação de formação profissional que busca compreender a dimensão de gênero, especialmente das mulheres que tiveram poucas oportunidades de escolarização e acesso ao mundo do trabalho. A proposta de acesso, permanência e êxito visa promover empoderamento, superação de violências e equidade de gênero.
📷Alessandra Aragon Nevado