Campus Viamão encaminha proposta sobre atividades não presenciais no âmbito do IFRS

Estudantes, professores e técnicos-administrativos do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) elaboraram em conjunto uma proposta para a realização de atividades não presenciais no âmbito do IFRS. O documento foi sistematizado pela Comissão local, formada pelas representações do campus no Conselho Superior do IFRS (Consup) e enviado, no dia 8 de julho, ao Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico no IFRS. A deliberação de que cada campus deveria avaliar alternativas e desafios de atividades pedagógicas partiu de reunião do Consup, que ocorreu no dia 23 de junho.

No Campus Viamão, de 26 de junho a 1º de julho esteve aberta a consulta aos servidores e estudantes. Os formulários para preenchimento com sugestões de propostas foram enviados por e-mail, estiveram disponíveis no site do campus e foram divulgados em publicações nas redes sociais da instituição. No dia 3 de julho, a Comissão local apresentou todas as respostas recebidas pelos formulários em assembleias virtuais para deliberação dos segmentos técnico-administrativo, docente e discente. O resultado das discussões dos três segmentos da comunidade acadêmica foi finalizado em um único documento e encaminhado para o GT.

Confira: Proposta para a realização de atividades não presenciais no âmbito do IFRS

Conforme deliberação do Consup, o  GT – Recuperação do Calendário Acadêmico terá o prazo de 15 dias, a contar de 9 de julho, para apresentar ao conselho uma proposta construída a partir da visão de todos os campi do IFRS. Tal regulamento será apreciado pelo Consup em sua próxima reunião no mês de agosto.

Saiba mais

As atividades não presenciais vêm sendo alvo de estudos e debates no IFRS desde março, quando o calendário acadêmico foi suspenso. Um diagnóstico foi realizado com a comunidade do IFRS, sobre questões como: acesso à internet, computadores, conhecimentos de ferramentas digitais, autonomia para estudos de forma remota, condições domésticas para estudos domiciliares, entre outras. O levantamento apontou limitações para a realização de ensino remoto com qualidade e inclusão e teve a participação de 8.415 respondentes (confira aqui). Os resultados relativos ao Campus Viamão, refletem as posições de 305 estudantes e 56 servidores (diagnóstico servidores/diagnóstico estudantes).

Como o cenário de emergência em saúde segue sem apresentar perspectiva de redução no contágio do novo coronavírus, as atividades presenciais nos campi e na Reitoria foram suspensas por tempo indeterminado (leia a notícia), no dia 23 de junho, pelo Consup. As atividades administrativas no IFRS continuam sendo exercidas de forma remota. Os membros do conselho apontaram o risco que pode representar a retomada de atividades presenciais no IFRS, que soma uma comunidade com 26 mil pessoas.

Cronograma cumprido para composição da proposta no Campus Viamão

• 23/6 – Consup deliberou que cada um dos 17 campi do IFRS teria o prazo de 15 dias para o envio de suas propostas ao Grupo de Trabalho Retomada do Calendário Acadêmico (GT-Calendário).
  • 26/6 – Aberta a consulta aos servidores e estudantes do Campus Viamão, coordenada por comissão local formada pelas representações do Consup. Os formulários foram enviados por e-mail, estiveram disponíveis no site do campus e foram divulgados em publicações nas redes sociais da instituição. Foi dado o prazo até o dia 1º de julho, às 23h59, para cada um dos segmentos responder ao seu respectivo formulário com propostas.
  • 2/7 – Comissão local sistematizou todas as propostas sugeridas via formulário, para serem apresentadas para deliberação em assembleias gerais virtuais de técnicos-administrativos, professores e estudantes, que foram realizadas no dia 3 de julho.
  • 3/7 – Às 13h30 foi realizada a assembleia com os servidores. O segmento discente realizou assembleia própria, organizada pelo conselheiro Andrey Osorio e o Centro Estudantil Unificado, às 18h30.
  • 6 e 7/7 – Reuniões da Comissão para finalização do texto da proposta.
  • 8/7 – Envio do documento

Comissão local do Campus Viamão:

• Alexandre Martins Vidor – Direção-Geral
  • Alexsander Ferreira – Representante TAE
  • Andrey Osório Machado – Representante Discente
  • Maíra Baé Baladão Vieira – Representante Docente
  • Rafael Alfonso Brinkhues – Representante GT – Retomada do Calendário

Sobre o Consup

O Conselho Superior (Consup) do IFRS é composto por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos técnicos-administrativos da Reitoria, também eleito por seus pares; um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck.

O Consup é o órgão máximo da instituição, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos institucionais.