IFRS Campus Viamão e projetos ambientais realizam viagem de estudos pelo Rio Gravataí

O Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), juntamente com o Programa EcoViamão, o Comitê Impulsor do Projeto Atlas Socioambiental de Viamão e o Projeto Barco Escola Rio Limpo, realizou, no dia 12 de novembro, a I Viagem de Estudos pelo Rio Gravataí. Mesmo diante de condições climáticas adversas, com quase 160 mm de chuva, a iniciativa reuniu 30 integrantes voluntários do projeto.

O Comitê Impulsor do Atlas Socioambiental de Viamão, instituído em maio de 2019, é coordenado pelos movimentos sociais, entidades e instituições de Viamão e entorno. A coordenação científica é feita pela UFRGS e pelo Campus Viamão do IFRS através do Programa EcoViamão, que custeou a viagem (R$ 2.000,00), inspirado na iniciativa de Porto Alegre, do final dos anos 1990, sob coordenação do professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Dr. Rualdo Menegat.

O objetivo da viagem foi fazer uma incursão física nos meandros do Rio Gravataí, cuja bacia é uma das mais poluídas (em seu terço final, próximo à capital), mas que, além de conflitos socioambientais pelo uso da água, dos solos e de sua paisagem, possui trechos desconhecidos do senso comum, com as comunidades quilombolas da Anastácia e das Lombas, o Assentamento Filhos de Sepé, os banhados Grande, dos Pacheco e Chico Lomã, a barragem de Águas Claras, com muita biodiversidade, riqueza de fauna e flora, lavouras de arroz, campos de pecuária, oliveiras e outras. “Dos tempos geológicos ao antropoceno, conhecer a paisagem e as relações de co-evolução ser humano-natureza, os conflitos existentes, a sua enorme potencialidade de desenvolvimento sustentável, as políticas públicas, os atores socioeconômicos da bacia, justamente a partir da visão de dentro do rio que drena quase metade do território viamonense, é uma experiência marcante e única”, declarou o coordenador de Extensão do IFRS Campus Viamão, professor Claudio Fioreze.

Professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Dr. Rualdo Menegat

De acordo com Menegat: “O Atlas é, antes de tudo, um registro científico socialmente legitimado que se propõe a realizar a pesquisa, o registro cartográfico, o estudo e a reflexão do conjunto das características naturais e sócio-construídas que espelham as condicionantes socioambientais do município de Viamão, servindo como uma poderosa ferramenta de educação e cidadania ambiental, além de gestão pública e democrática de uma agenda de desenvolvimento de fato sustentável”.

Para Fioreze, “A defesa da sociobiodiversidade, da vida em todas as suas formas, naturais e sociais, se desenha e se projeta através do Atlas para oportunizar à sociedade viamonense uma ferramenta com um cenário de alternativas reais que apontam um desenvolvimento para todos, a partir desta riqueza socioambiental ímpar que Viamão possui e que, infelizmente, ainda é muito pouco conhecida pela maioria da população e pelas representações institucionais de nosso município”.

Segundo o geólogo Sérgio Cardoso, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e secretário executivo do Projeto Barco Escola Rio Limpo: “Desde 2016, realizamos pouco mais de 300 viagens, especialmente com estudantes da rede pública, mesmo com a parada durante a pandemia. Aqui todos e todas são muito bem vindos, não havendo nenhuma restrição, de forma agendada, pois temos o compromisso ecológico profundo e o respeito ao processo participativo como marca de nosso comitê, que em 2024 completa 35 anos de luta e pautas de vanguarda, como a taxação pelo uso da água ora em debate e finalização. O Atlas é mais um meio que será muito bem vindo para a educação, cidadania e gestão ambiental”

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e secretário executivo do Projeto Barco Escola Rio Limpo, geólogo Sérgio Cardoso

Também acompanharam a viagem a deputada estadual Sofia Cavedon, apoiadora do projeto Atlas desde seu início, os assessores parlamentares Estela Vilanova (Deputado Federal Elvino Bohn Gass, que tem enviado sucessivas emendas para o IFRS e para o Ecoviamão em particular) e Antônio Feijó (deputada Stela Farias).

Os temas que estão sendo desenvolvidos no projeto se dividem em 12 Grupos de Trabalho que vão da Geologia, Hidrologia, Solos, até História, Evolução Urbana, Unidades de Conservação, Saneamento e Povos Originários, entre outros. O professor José Nunes Aquino, geógrafo do Campus Viamão, é bolsista do EcoViamão e responsável pela elaboração dos mapas temáticos georreferenciados, cuja primeira versão foi apresentada no barco escola durante a viagem. Do mesmo modo, o bolsista Jorge Herrmann apresentou uma das várias ilustrações científicas ao final da viagem. O mesmo possui um blog chamado Crônicas da Paisagem, onde compartilha suas preocupações e visões das paisagens socioambientais e da relação homem-natureza.

Para participar ou contribuir em algum GT pode preencher o formulário.

Informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected].