Início do conteúdo

Campus Viamão adota fluxo de advertências para uso indevido de celulares em cursos técnicos integrados


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) passa a adotar, a partir de segunda-feira (28), o Fluxo de advertências para o uso indevido de celulares no ambiente escolar. A medida segue orientações do Ofício Circular nº 3/2025 da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e está em consonância com a Lei Federal nº 15.100/2025.

O procedimento foi apresentado previamente aos responsáveis pelos estudantes durante a primeira reunião do ano letivo, testado em caráter experimental e discutido com docentes, coordenadores de cursos, equipe pedagógica e assistência estudantil. O objetivo é estabelecer uma abordagem educativa, clara e respeitosa sobre o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula.

Pelo novo fluxo, o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos só será permitido mediante autorização expressa do docente, para fins pedagógicos ou de acessibilidade. Em outros casos, os aparelhos deverão permanecer desligados e guardados na mochila ou bolsa, sob responsabilidade do estudante.

As orientações em caso de uso indevido são:

  • Primeira ocorrência: advertência pela equipe pedagógica;

  • Segunda ocorrência: nova advertência e notificação dos responsáveis, no caso de estudantes menores de idade;

  • Terceira ocorrência: nova advertência, nova notificação e adoção de providências previstas na Instrução Normativa nº 1/2024.

Ao longo do ano letivo, o campus e a reitoria promoverão espaços de diálogo com a comunidade acadêmica para discutir e regulamentar a implementação completa da Lei 15.100/2025.

O IFRS destaca que a medida busca também prevenir problemas relacionados à saúde mental dos estudantes, estimular a interação social e favorecer a melhoria do ambiente escolar.

Fim do conteúdo