Campi do IFRS realizam atividades em alusão ao dia de conscientização do Autismo

Dois de abril foi definido em 2007 como o dia mundial de conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além da data, a ONU estabeleceu o “abril azul”. A escolha da cor se deve ao fato de a maior incidência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ser nos homens e pelo azul estimular o sentimento de calma e equilíbrio para as pessoas com o espectro.

O objetivo é chamar a atenção da população, através de informações sobre o TEA, com a finalidade de reduzir a discriminação e o preconceito. Para isso, são organizados eventos que tratem do tema, abordando o assunto de diferentes formas.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) de algumas unidades estão organizando atividades em alusão a data, confira:

Campus Alvorada

Roda de Conversa

Dia: 08 de abril de 2024

Horário: 14h20 e 19h

Local: auditório do campus

Campus Erechim

Palestra Transtorno do Espectro Autista, com Jacqueline Raquel Bianchi Enricone

Dia: 11 de abril de 2024

Local: auditório 1 do bloco 4

Campus Farroupilha

Roda de conversa: “Autismo na Escola: o que eu tenho a ver com isso?”

Dia: 02 de abril de 2024

Local: sala 206

Público: servidores

Palestra: “Vamos falar sobre Autismo“

Dia: 02 de abril de 2024

Local:  auditório do campus

Público: geral

Campus Vacaria

Instalação de uma sala multissensorial para dar visibilidade ao “Dia de Conscientização sobre o Autismo” e ao “Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva”.

Dia: 14 de abril de 2024

Campus Veranópolis

Atividade: Vamos falar sobre Autismo?

Exposição de trabalhos ilustrados produzidos pelos estudantes autistas do campus . Também será elaborada uma atividade que visa promover a reflexão da comunidade acadêmica.

Dia: 04 de abril de 2024

Horário: turno da tarde

Local: dependências do campus

Na Reitoria do Instituto, o prédio será iluminado com a cor símbolo, o azul, durante a semana de 1º a 05 de abril de 2024.

Saiba mais sobre o TEA

Conforme o Ministério da Saúde (MS), o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Ainda de acordo com o MS, os sinais do neurodesenvolvimento podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico estabelecido por volta de dois a três anos de idade. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida.