IFRS
Aberto o 2º Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS
Com uma apresentação impecável e emocionante do Conjunto de Violões do Programa Prelúdio do Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foram abertas as atividades do II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS na manhã desta terça-feira, 20 de agosto de 2019, no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves.
O objetivo do encontro é avaliar a caminhada do IFRS e debater sobre os principais êxitos, obstáculos e, principalmente, as perspectivas da Rede Federal após completar 10 anos em dezembro de 2018. O evento de capacitação conta com a presença de aproximadamente 170 participantes (servidores e estudantes) dos 17 campi e da Reitoria, promovendo, em seus dois dias, a reflexão sobre os princípios e as práticas pedagógicas vinculadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos diferentes níveis, modalidades e formas de oferta de cursos. Os temas do Fórum estão alinhados ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS, com vistas à consolidação do projeto acadêmico da instituição.
O pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, em sua fala de abertura, deu as boas vindas aos presentes e sinalizou a importância de refletir a Educação Profissional e Tecnológica neste momento crítico em que vive a educação pública nacional, com os cortes orçamentários.
Em sua fala, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou jamais imaginar viver tempos em que: resultados científicos fossem questionados, agrotóxicos liberados mesmo sabendo-se da letalidade deles e um cenário orçamentário extremamente difícil para as instituições federais, além das contradições do programa Future-se. Júlio finalizou referenciando princípios sagrados para o IFRS, como a Lei 11.892, a gratuidade de cursos da instituição e a inclusão: “Essa é uma instituição que preza muito pela democracia”.
Após, os presentes acompanharam a palestra “Educação Popular e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional” ministrada pelo professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Thiago Ingrassia Pereira, que trouxe diversas discussões e paralelos entre momentos e pensamentos políticos do país e a educação nacional, assim como, a importância do ensino profissional e tecnológico para os públicos atendidos pela rede federal.
A cerimônia de abertura contou também com as apresentações do novo vídeo institucional do IFRS e com o segundo episódio da série de vídeos “IFRS 360”, que tem como tema o programa de extensão Prelúdio.
Confira a programação
20/08/2019
Tarde
14h – Lançamento do Portfólio do IFRS
Pró-reitoria de Pesquisa e Ensino
14h30 – 17h – Mesa 1- Políticas Públicas para a Permanência e Êxito – Mesa de apresentação dos dados de Permanência Êxito na perspectiva de um dispositivo provocador-reflexivo sobre o nosso fazer.
Palestrantes:
- Lucas Coradini
- Aléxia Islabão dos Santos
- Neudy Alexandro Demichei
21/08/2019
Manhã
9h – Mesa 2 – Formação Humana Integral, Prática Educativa e Avaliação na Educação Profissional
Palestrantes:
- Lucília Regina de Souza Machado
- Maria Isabel da Cunha – Unisinos
- Mediador: Amilton de Moura Figueiredo – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional/Reitoria
12h – intervalo
Tarde
13h30 – Atividade cultural
14h – Mesa de Encerramento: Perspectivas e Desafios da Educação Profissional
Palestrantes:
- Marise Nogueira Ramos
- Carla Comerlato Jardim
- Júlio Xandro Heck
- Mediador: Lucas Coradini – Pró-reitor de Ensino/Reitoria
17h30 – Encerramento