Campus Viamão oferta curso de Introdução à Linguagem de Programação com R

Estão abertas as inscrições para o curso Introdução à Linguagem de Programação com R (Módulo I) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS). O curso é aberto ao público e será realizado de 4 de junho a 2 de julho, às terças-feiras, das 16h50 às 18h30, no Laboratório de Informática.

As solicitações de inscrições devem ser feitas diretamente pelo e-mail [email protected], informando o nome completo do inscrito e CPF.

Número de vagas: 20

Público-alvo: Servidores, alunos e comunidade em geral.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de informática.

Coordenação: Dr. Artur Neves de Assis

Descrição: Na era da informação, o domínio de uma linguagem de programação tornou-se um diferencial em todas as áreas do conhecimento. Muitas universidades tradicionais já
incluem em suas disciplinas introdutórias de informática o aprendizado de uma linguagem de programação. No Brasil, já é esperado que o aluno de pós-graduação tenha aprendido uma linguagem de programação, como requerimento básico para a execução de sua pesquisa. E, consonante com a missão dos Institutos Federais de desenvolver a educação profissional e tecnológica, assim como, promover o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, o presente projeto de ensino visa oferecer para a comunidade em geral um curso introdutório e gratuito de linguagem de programação em R.

Agenda do Curso

1 . Por que R?  – O que é R e seus usos. Instalação, pacotes e comandos básicos. / Códigos e scripts  – Objetos, vetores e funções. Testando códigos em scripts.

2. Classes de variáveis – Números, caracteres, fatores, listas, vetores e matrizes. / Tratamento de dados – Importação e exportação de dados./ Tipos de arquivos.

3. Programação – Funções, loops e execuções condicionais./ Figuras e gráficos – Histogramas, boxplot, redes, dentre outros.

4. Aplicações – Problemas de otimização. / Programação linear e inteira. O lpsolve.

5. Aplicações – O problema do transporte. / Análise de redes. Outras aplicações.