Início do conteúdo

Professores do Atendimento Educacional Especializado refletem sobre seu papel durante capacitação


A capacitação “O Papel do Professor de Atendimento Educacional Especializado no IFRS” ocorreu nesta quinta-feira, 4 de dezembro, no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

A atividade foi realizada na semana em que se celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) e integra as ações voltadas aos 12 servidores que assumiram, em outubro deste ano, como professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O objetivo foi apresentar e alinhar diretrizes que subsidiem práticas inclusivas no IFRS, especialmente no trabalho de docentes do AEE, equipes pedagógicas e gestões acadêmicas. O encontro reuniu 41 participantes, entre professores da área, coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes), diretores de Ensino e representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Entre os temas abordados estiveram a Política de Atendimento Educacional Especializado do IFRS, documentos institucionais relacionados ao AEE e a discussão “A prática do Atendimento Educacional Especializado na Educação Profissional e Tecnológica: possibilidades para a construção de um trabalho colaborativo”. A programação foi finalizada com uma visita guiada ao Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), onde foram apresentados recursos e ferramentas de tecnologia assistiva e acessibilidade digital.

A Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade, Andréa Poletto Sonza, que também é  uma das organizadoras, destaca que o encontro foi um espaço de boas-vindas e acolhimento, marcado por formação, discussões e trocas significativas. Ela observa que o momento também permitiu que o novo grupo se integrasse e conhecesse os servidores que atuam na linha de frente da inclusão e acessibilidade no IFRS.

O evento foi organizado pela Assessoria de Ações Inclusivas em parceria com a Pró-reitoria de Ensino.

 

 

Fim do conteúdo