Campus Viamão
Empregabilidade da pessoa com deficiência é tema de seminário no IFRS Campus Viamão
O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) sediou, no dia 28 de novembro, o seminário Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. O evento gratuito ocorreu das 13h às 18h30 e reuniu especialistas, gestores públicos, representantes de instituições e comunidade para debates sobre inclusão profissional, acesso ao trabalho e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
O seminário foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viamão, em parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFRS Campus Viamão. As atividades desenvolvidas contaram com acessibilidade em Libras e com o apoio da Câmara Municipal de Viamão, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Faders Acessibilidade e Inclusão.
A programação iniciou às 13h, com o credenciamento e a recepção dos participantes. Às 13h30 ocorreu a abertura oficial, conduzida pela mestre de cerimônias Danielle Lima. Representando o IFRS Campus Viamão, participaram da mesa de autoridades a diretora de Administração e Planejamento, Rafaela Soares Dionisio da Silva, e a professora Inajara Piedade, coordenadora do Napne da instituição. Também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Social de Viamão, Henrique Noronha, o diretor administrativo da Faders, Romário Cruz, o vereador Luciano Alves e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dilceu Júnior.
Às 14h teve início Inclusão das Pessoas com Deficiência no Trabalho, com Ana Costa e Paulo Panno, do Ministério do Trabalho. Às 14h45 foi apresentada Pertencimento e Oportunidade: A Jornada para o Protagonismo Real, com Caline Batista, licenciada em Ciências Biológicas, pessoa com deficiência física e colaboradora do Hospital Moinhos de Vento.
Às 16h, a professora Inajara Piedade, advogada, doutora em Direito PcD, abordou Inclusão como Estratégia de Prosperidade. Às 16h45, foi a vez de As Políticas Públicas de Inclusão e Trabalho para as Pessoas com Deficiência, conduzida por Aline Kerber, socióloga e coordenadora do Balcão de Direitos das Famílias Atípicas, projeto da Associação Mães e Pais pela Democracia em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O painel de debate e perguntas e respostas iniciou às 17h30, com mediação de Eloide Marconi, da Faders Acessibilidade e Inclusão. Participaram Paulo Panno, Inajara Piedade, Aline Kerber, Caline Batista e Danielle Lima. O encerramento ocorreu às 18h.













