DESTAQUE
IFRS é destaque em premiações por meio de estudantes e servidores
Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) receberam reconhecimento nacional por práticas de ensino, pesquisa aplicada e inovação tecnológica ou pelo desempenho em competições de diferentes áreas do conhecimento.
Confira as premiações recebidas em outubro e novembro de 2025.
Estudantes
Educação Financeira
O IFRS teve 45 estudantes medalhistas na Olimpíada de Educação Financeira do Tesouro Nacional (Olitef). Foram 18 medalhas de ouro, 13 de prata e 14 de bronze, recebidas por estudantes dos campi Osório, Farroupilha e Viamão.
A Olitef é uma iniciativa que promove o conhecimento e educação financeira entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. É realizada em parceria entre Secretaria do Tesouro Nacional e da B3 – Bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e organização da UpMat Educacional.
- Acesse o texto sobre as premiações do Campus Bento Gonçalves na Olitef
- Confira informações sobre as conquistas dos alunos de Farroupilha na Olitef
- Saiba mais sobre a premiação dos estudantes de Osório na Olitef
- Leia sobre as conquistas dos estudantes de Viamão na Olitef
Química
Na Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas), quatro alunas do Campus Farroupilha foram condecoradas. As estudantes Amanda Poletto e Gabriela Eduarda Santos Vaz conquistaram bronze; já Ana Clara Soares e Samara Romagna receberam menções honrosas pelo desempenho alcançado. A Quimeninas é uma olimpíada nacional on-line e gratuita e busca estimular talentos, promover representatividade e reduzir desigualdades de gênero nas Ciências Exatas e Naturais. É realizada pela Associação Brasileira de Química, em parceria com outras instituições.
Astronomia
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) também teve estudantes premiados, dos campi Farroupilha, Osório e Veranópolis. De Farroupilha, Gabriela Eduarda Santos Vaz recebeu medalha de ouro na competição; Augusto Cesar Tartarotti Tomazini ficou com a prata; e Nikolas Peres da Silva obteve o bronze. De Osório, Vitor Arthur Schuck ficou com a medalha de ouro; Samuel Gomes Monti, com a prata; e Isabella Rodrigues Rosa levou o bronze. De Veranópolis, Arthur Reis Moreira foi medalhista de ouro; Olavo Cecchin Minozzo e Fernando Bós Fabro receberam o bronze.
A OBA é uma competição aberta à participação de escolas públicas ou privadas, anual e realizada presencialmente nas escolas. As provas avaliam os conhecimentos em Astronomia, Astronáutica e Física.
Inovação
Cinco estudantes do Campus Farroupilha foram classificados como “Indicados Globais” na etapa local do NASA International Space Apps Challenge, considerado um dos maiores hackathons de inovação e exploração espacial do mundo. A equipe dos estudantes do campus, a SPOTS+, é formada por Augusto Cezar Tartarotti Tomazini, Davi Oliz, Gabriela Eduarda Santos Vaz, Julia da Silva Dip e Nicolas Peres da Silva. O resultado reconhece o destaque do grupo entre os projetos apresentados na etapa local e os habilita a concorrer ao nível de finalistas e vencedores globais.
Durante o hackathon, a equipe desenvolveu o projeto Demeter, um aplicativo voltado a auxiliar pequenos produtores rurais no monitoramento da qualidade do ar e na melhoria das condições de cultivo.
A competição foi criada pela Nasa e promove o uso de dados abertos da agência espacial e de parceiros internacionais para criar soluções inovadoras e de código aberto em temas como Terra, clima, oceanos, vida e exploração espacial.
Nanotecnologia
Do Campus Veranópolis, a estudante Mariana Inês Costenaro conquistou medalha de ouro na 2ª Olimpíada Brasileira de Nanotecnologia e foi uma das dez mulheres em todo o Brasil a receber o Troféu de Honra ao Mérito pelo destaque e a dedicação nas atividades de divulgação científica da área.
Matemática
Estudantes dos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Rio Grande e Vacaria participaram da 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2025, realizada de 21 a 23 de novembro, em Irati/PR. A etapa nacional reuniu delegações de todo o país para a prova classificatória e para uma série de atividades formativas. O IFRS obteve destaque na premiação nacional, com os seguintes resultados:
- Menção honrosa: Rômulo Girotto (Campus Bento Gonçalves) e Luiz Daniel Barbosa Vieira (Campus Rio Grande)
- Medalha de bronze: Giovani Mazutti Foresti (Campus Caxias do Sul)
- Medalha de prata: Francisco Mazutti Foresti (Campus Caxias do Sul)
- Medalha de ouro: Daniel Cechin Pessoa (Campus Caxias do Sul)
Além da participação na prova, os estudantes também integraram minicursos, palestras e oficinas voltados à Matemática e ao pensamento lógico-matemático, ampliando seus conhecimentos e vivenciando atividades formativas que promoveram troca de experiências com estudantes de Institutos Federais de diversas regiões do país.
Servidores
Destaque nacional na Matemática
Na 2ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), a professora Ruana Schneider, do Campus Farroupilha, recebeu medalha de ouro. A competição, que avaliou conhecimentos da área, práticas pedagógicas e reflexões sobre o ensino, contou com cerca de 1.200 docentes de todas as regiões do país, dos quais apenas 20 receberam a medalha de ouro. A professora Ruana que foi a única representante da Região Sul a alcançar a premiação máxima.
Nas etapas da olimpíada, foram realizadas uma prova online, a produção de um vídeo sobre práticas docentes e uma entrevista com o comitê acadêmico. O material apresentado pela docente do IFRS incluiu a sua atuação como coordenadora do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) no Campus Farroupilha desde 2019, entre outros aspectos. Como parte da premiação, está prevista uma imersão na China no ano de 2026.
Inovação reconhecida no setor de petróleo e gás
O Instituto também aparece entre os destaques nacionais por meio do Prêmio Inventor Petrobras, voltado a tecnologias patenteadas com aplicação direta na indústria.
O Campus Ibirubá integra esse reconhecimento com a participação do professor Tiago Junior de Bortoli na equipe premiada. O grupo reúne pesquisadores da Petrobras, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e BAWSF Inspeções e Engenharia, que desenvolveram uma patente voltada ao aprimoramento da shearografia, técnica usada para identificar microdefeitos em materiais e estruturas industriais.
A solução automatiza a marcação de falhas que anteriormente exigiam interpretação manual, reduzindo riscos de erro e proporcionando inspeções mais rápidas, seguras e precisas. A tecnologia já está implementada no ambiente industrial, reforçando a relevância das parcerias entre academia e setor produtivo.

