Início do conteúdo

Neabi do IFRS Campus Viamão promove encontro com a escritora Lilia Guerra dentro da programação do Novembro Negro


Estudantes dos 4º anos dos cursos técnicos integrados em Administração e Meio Ambiente e servidores do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul participaram, às 14h do dia 6 de novembro, de um encontro com a escritora Lilia Guerra, autora do livro Perifobia. A atividade, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), integrou a programação do Novembro Negro e foi realizada no auditório do campus.

Logo no início, o estudante Carlos Guilherme da Silva, do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, realizou uma apresentação inspirada na obra da autora.

Durante a conversa, Lilia compartilhou aspectos de sua trajetória como escritora e destacou o papel da literatura na reconstrução de memórias e na valorização das vozes periféricas. “Comecei a escrever para registrar as histórias da minha mãe e da minha avó, porque percebi que, se eu não escrevesse, essas vozes continuariam invisíveis”, afirmou.

Ao refletir sobre o papel da literatura e da educação antirracista, a autora destacou que, embora o racismo persista, é fundamental manter o diálogo e a reflexão sobre o tema. “Falamos muito hoje sobre educação antirracista, sobre trazer essas questões à luz. Eu acredito que é possível pensar, refletir e mudar. Eu também preciso dessas reflexões. Não escreveria sobre esses temas se não acreditasse que isso é possível. Agradeço porque, através da literatura, não só eu, como tantas outras vozes, conseguimos trazer essas discussões”, destacou.

Em outro momento, a autora comentou sobre o significado de ver suas obras alcançando leitores: “Essas histórias e palavras nasceram da escuta e da observação. Quando eu estava escrevendo lá, no intervalo do meu plantão ou na minha casa, ficava pensando: o que será dessas histórias? E hoje eu consigo mais ou menos entender o que aconteceu. Quem é que leu, quem é que está lendo, quem é que está refletindo. Pra mim é muito emocionante”, observou.

O encontro teve a presença dos servidores Alexsander Lemos Ferreira, vice-coordenador do Neabi, e Ana Paula Cecato de Oliveira, responsável pela condução da atividade e integrante da Comissão Coordenadora de Eventos do núcleo. Também participaram outros servidores e membros do Neabi do campus.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas às identidades e relações étnico-raciais, com ênfase nas populações afrodescendentes e indígenas. Criado por portaria instituída em cada campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o núcleo tem entre suas atribuições promover reflexões e capacitações, propor ações de valorização da cultura afro-brasileira e indígena e colaborar na implementação das leis que inserem esses temas nos currículos escolares.

Programação do Novembro Negro – Campus Viamão

  • 05/11Vozes do axé – Auditório do Campus, às 17h40

  • 06/11Encontro com a escritora Lilia Guerra – Auditório do Campus, às 14h

  • 07/11Encontro com Negra Jaque – Feira do Livro de Porto Alegre, às 14h 

  • 12/11Data do Neabi no calendário acadêmico (Auditório)

    • 10h30Imagens de controle: análise crítica da presença das mulheres negras no meio audiovisual, com Merli Leal

    • 13h30Racismo não é bullying, com Alba Cristina Salatino

    • 16h3020 de Novembro – Celebrar a luta e o protagonismo de mulheres negras, com Reginete Bispo

    • 19hEducador Antirracista e lançamento do livro Manoel Padeiro do Quilombo da Liberdade, com Laura Sito

  • 13/11 – Encontro com o escritor Wesley Barbosa – Auditório do Campus, às 16h

  • 27/11 Encontro com a escritora Dalva Maria Soares – Miniauditório do Campus, às 16h

  • 28/11 Sarau Cultural e lançamento do livro Negras Mulheres Gaúchas – Pátio Interno, às 17h30

 

 

Fim do conteúdo