Início do conteúdo

IFRS Campus Viamão promove atividades no Dia Nacional da Pessoa Surda


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou, em 26 de setembro, uma programação alusiva ao Dia Nacional da Pessoa Surda. As atividades ocorreram nos turnos da manhã, tarde e noite, em diferentes espaços do campus, organizadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), em parceria com professores e estudantes.

A iniciativa também marcou o lançamento do Grupo de Estudos em Libras (GELib), coordenado pelo professor Diego Souza. O grupo foi apresentado como um espaço permanente de formação e troca de conhecimentos, com previsão de atividades como palestras, oficinas e rodas de conversa.

No turno da manhã, a coordenadora do Napne, professora Inajara Piedade, abriu a programação com a palestra “Inclusão como estratégia de prosperidade”. Em seguida, a estudante Ana Alessandra Paralta Tenório apresentou o “Poema em Libras”, e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Nelson Goettert ministrou a palestra “Visibilidade surda e inclusão: estudantes do ensino médio”. Ainda nesse período, ocorreu uma oficina na horta do campus, conduzida pela estudante Antônia Goulart e pelo estudante Augusto Silva.

À tarde, o professor da UFRGS Vinicius Martins apresentou a palestra “IntegraLibras: Conexões, Aprendizagem e Pesquisa Surda”, seguida de uma oficina de Libras conduzida pelas estudantes Ana Alessandra Paralta Tenório, Antônia Goulart, Isadora Bueno e Rafaela Leal.

O encerramento ocorreu no turno da noite, com a participação da Associação dos Surdos de Viamão (ASV). A presidente da ASV, Juliane Lino Zaminha, e o vice-presidente, Paulo Ricardo Pase Júnior, ministraram palestra sobre acessibilidade. Na sequência, o professor Diego Souza apresentou a palestra “Aprendizagem da marcação não-manual da Libras como L2 por ouvintes”. A programação foi finalizada com a palestra apresentada pela intérprete Candice Fraga e pelo estudante Lucas Paulo Magalhães dos Santos.

➡️ Mais informações sobre o Napne do Campus Viamão estão disponíveis em: ifrs.edu.br/viamao/institucional/nucleos/napne

 

Fim do conteúdo