Eventos
Pedido de mais orçamento para alimentação escolar mobiliza Rede Federal
Os dirigentes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) estiveram na Câmara dos Deputados, na terça-feira, 16 de setembro, em mobilização por mais orçamento. A ação buscou apoio parlamentar para garantir suplementação de R$ 1 bilhão, necessária à universalização da alimentação escolar na Rede Federal. O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) , Júlio Xandro Heck, participou da atividade.
A mobilização ocorreu pelo quarto ano consecutivo, com visitas a parlamentares e defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 3.096/2024, que inclui a Rede Federal no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Segundo estudo do Conif, a execução plena do programa exige investimento anual de R$ 1 bilhão, valor que assegura alimentação a todos os estudantes do ensino básico da Rede. Atualmente, a Rede Federal atende mais de 1,9 milhão de estudantes, dos quais grande parte vive em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Durante o ato, o Conif lançou o abaixo-assinado “Alimentação para os estudantes da Rede Federal, já!”, para mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em defesa da proposta.
Os interessados podem assinar o documento neste endereço.