Início do conteúdo

Exposição “Faces do Dinheiro” será realizada no IFRS Campus Viamão de 22 de setembro a 31 de outubro


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe, de 22 de setembro a 31 de outubro de 2025, a exposição itinerante Faces do Dinheiro, promovida pelo Museu Numismático NUMIS. A mostra será realizada na sala 214 e é destinada ao público interno.

A programação será dividida em duas fases: a primeira etapa de 22 de setembro a 15 de outubro e a segunda de 18 a 31 de outubro. Entre as fases, haverá uma breve pausa nos dias 16 e 17 de outubro para manutenção e troca de elementos, o que permitirá ao público conhecer dois conjuntos diferentes de materiais.

No sábado letivo de 27 de setembro, haverá uma palestra para os estudantes, no turno da manhã.

Estrutura

A programação está organizada em cinco sessões, distribuídas em quatro expositores menores, um maior e 15 banners.

Na primeira fase, serão apresentados álbuns de moedas e cédulas brasileiras (1942 a 1986), cofrinhos, caixa de transporte de barras de ouro, vaso com conchas cauri, manilha, florins, carimbos regionais, cartões de crédito, passes de ônibus, talões de cheque e cédulas de países como Rússia (1910), Mongólia (1993), Filipinas (1944) e Paraguai (1860).

A segunda fase incluirá álbuns de moedas comemorativas da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, moedas chinesas, balança com pesos, quinteiro, cédulas do Barão de Mauá e de Dom Pedro II, cheques, fichas particulares, moedas comemorativas da UNESCO (São Luís e Diamantina), do descobrimento da América (1992) e dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Equipe responsável

A curadoria e consultoria numismática são de Yuri Victorino Inácio da Silva. A produção visual é de Daiane da Silva Mesquita, com consultoria museológica de Máximo Simoni e consultoria histórica de Claus Farina.

Saiba mais – Exposição Numismática Itinerante – Faces do Dinheiro

Fim do conteúdo