Início do conteúdo

Campus Viamão conquista sete medalhas no atletismo nos 10º Jogos do IFRS


Estudantes do Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram sete medalhas nas provas de atletismo da décima edição dos Jogos do IFRS, realizados entre os dias 2 e 4 de julho, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Participaram do evento cerca de 690 alunos atletas e servidores de 17 campi da instituição.

Entre os destaques da competição, Sarah Saturnino da Silva garantiu o primeiro lugar no salto em distância e o segundo lugar nos 100 metros rasos. Larissa Lovera Antunes de Lima venceu o lançamento de disco e ficou em terceiro lugar no arremesso de peso. Yuri Junior do Nascimento conquistou o bronze no lançamento de disco masculino. Maria Eduarda Prestes de Mattos obteve o terceiro lugar nos 200 metros rasos, e Paulo Roberto Henz conquistou a prata nos 1500 metros.

As medalhistas de ouro, Sarah e Larissa, estão classificadas para representar o Campus Viamão nos Jogos Regionais dos Institutos Federais, que ocorrerão de 21 a 24 de julho em Santa Maria (RS). A etapa nacional será realizada de 24 a 29 de novembro, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal.

 

O professor de Educação Física do IFRS – Campus Viamão, Carlos Fabre Miranda, destacou que o atletismo segue como a modalidade de maior tradição da unidade e valorizou o desempenho dos estudantes diante dos desafios enfrentados. “Conquistamos duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, o que demonstra a dedicação e o comprometimento dos nossos alunos. Mesmo com limitações estruturais e de recursos, conseguimos organizar treinos e formar equipes competitivas com o apoio fundamental dos capitães”, afirmou. Além dos resultados, o professor ressaltou a importância da vivência proporcionada pelos Jogos. “Os estudantes colocam seus limites à prova e têm a chance de conviver e interagir com colegas de diferentes campi. Tenho convicção que os Jogos mostram para os alunos que se eles desejarem ter sucesso, não só esportivo, este será fruto do seu envolvimento e disciplina.”

Sarah, estudante do terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente, participou dos Jogos pelo terceiro ano consecutivo e afirma que a vivência foi transformadora. “No meu primeiro ano, eu não fazia ideia da dimensão do evento ou de tudo o que poderia conquistar. Era só uma menina que gostava de esporte. O professor Carlos me apresentou o atletismo e me mostrou onde colocar o melhor de mim em ação. Depois daquele ano, nunca mais parei de correr atrás do que eu queria”, relata. “Participar dos Jogos me rendeu amizades, aprendizados e memórias incríveis que eu vou levar comigo para sempre”, complementa.

Estudante do quarto ano do curso técnico em Meio Ambiente, Henz comentou que, desde 2023, os Jogos têm feito parte de sua trajetória. “Em 2023, fui bronze nos 1500 metros e também no futsal. Este ano, conquistei a prata nos 1500. No mesmo ano, também representei o  IFRS – Campus Viamão nos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul (Jergs), na modalidade taekwondo, onde conquistei a medalha de prata. Sempre foi um orgulho representar Viamão como atleta, ainda mais com medalha. É uma experiência incrível, que contribui muito para a formação pessoal e acadêmica.”

 

A delegação do Campus Viamão foi composta por 35 estudantes. A organização das equipes contou com a atuação dos capitães: Sarah Saturnino da Silva (vôlei e atletismo), Eduarda Ferreira do Nascimento (futsal), Bianca Santos de Oliveira (handebol), Natã Quemuel Gonçalves Cortez (vôlei), Diego de Lima dos Santos (futsal) e Yuri Junior do Nascimento (handebol). A coordenação ficou a cargo de Miranda, com o acompanhamento da chefe de delegação, Andreia Ambrósio Accordi, e dos professores Daniela Forgiarini da Silva e Sérgio Roberto Kapron.

A segunda etapa dos Jogos, com a modalidade de xadrez, será realizada em 8 de julho no Campus Porto Alegre e deve reunir cerca de 130 estudantes. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de Educação Física dos campi.

 

 

 

Fim do conteúdo